Planejamento Maternal
OBJETIVO
1.
Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e
em relação aos pais (família) e colegas.
2.
Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
3.
Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela
consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
4.
Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e
movimentar-se no espaço com facilidade.
5.
Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis,
corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
6.
Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que
despertem a fantasia da criança.
7.
Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
8.
Identificar e reconhecer as vogais.
9.
Identificar o nome próprio e as letras do nome.
CONTEÚDO
1.
Eu (nome, idade, pais e colegas).
2.
Coordenação motora.
3.
Discriminação auditiva.
4.
Discriminação visual.
5.
Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
6.
Histórias e contos.
7.
Memorização.
8.
Vogais.
9.
Nome próprio e letras do nome próprio.
ESTRATÉGIA
1.
Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação
oral.
2.
Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão,
incentivando jogos e brincadeiras.
3.
Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e
sons produzidos pela boca.
4.
Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos
objetos do ambiente interno e externo.
5.
Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias
com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as
sempre de acordo com sua maturidade emocional.
6.
Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da
criança.
7.
Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
8.
Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
9.
Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e
brincadeiras, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de
observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
1.
Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em
cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
2.
Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
3.
Estimular o uso do raciocínio da criança.
4.
Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo
e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno)
e quantidade (1 a 9).
5.
Nomear e identificar iguais e diferentes.
CONTEÚDO
1.
Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno,
cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
2.
Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
3.
Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
4.
Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e
quadrado), tamanho e quantidade.
5.
Nomear iguais e diferentes.
ESTRATÉGIA
1.
Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da
criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora,
etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
2.
Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que
distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
3.
Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações
problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança,
sem que ela tente responder sozinha.
4.
Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas
características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
5.
Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e
classificação de iguais e diferentes.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de
observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
1.
Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas
Comemorativas.
2.
Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a
relação com espaço/tempo.
3.
Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
4.
Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
1.
Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das
Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos
Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República,
Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
2.
Calendário (relação espaço tempo).
3.
Família.
4.
Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
1.
Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a
produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
2.
Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e
tarde), e aniversários das crianças.
3.
Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação
problema que envolva o conceito família.
4.
Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de
observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1.
Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
2.
Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
3.
Estimulação dos 5 sentidos.
4.
Estimular o cuidado com a natureza.
5.
Nomear e reconhecer diferentes animais.
6.
Discriminação entre liso e áspero.
7.
Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
1.
Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
2.
Esquema corporal.
3.
Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação
auditiva), tato, olfato e paladar.
4.
Horticultura e jardinagem.
5.
Animais.
6.
Texturas (liso e áspero).
7.
Alimentos.
ESTRATÉGIA
1.
Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho,
sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse
das crianças.
2.
Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que
desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
3.
Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e
gustação.
4.
Plantação de mudas e flores.
5.
Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
6.
Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e
atividades.
7.
Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de
observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
1.
Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a
fantasia da criança.
2.
Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
3.
Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila
e massinha.
CONTEÚDO
1.
Artes: desenho livre e pintura.
2.
Sucata.
3.
Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
1.
Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a
criança através de elogios.
2.
Material de sucata e criatividade do professor.
3.
Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação
diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os
colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de
observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS
SÓCIO-EMOCIONAIS
1.
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos,
limpar o nariz, etc.
2.
Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito
obrigado, com licença, etc.
3.
Permitir que a criança seja independente.
4.
Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6.
Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7.
Mante-la
ocupada.
8.
Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Me ajudou muito. Obrigada.
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