LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO
• Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
• Ampliar o vocabulário.
CONTEÚDO
• Linguagem oral:
• Ampliação do vocabulário.
Relatar desagrados, desejos e necessidades.
• Linguagem escrita:
Desenho livre.
Pintura.
Recorte e colagem.
Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
Nome.
Letras (a, e, i, o, u).
MATEMÁTICA
OBJETIVO
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDO
• Estruturas lógicas:
Discriminação (semelhanças e diferenças).
Comparação.
Identificação.
Conjuntos.
Correspondência.
Cores.
• Formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
• Número de 1 a 9,
• Quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
• Medidas:
Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
Distância entre os objetos (longe, perto).
Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
Massa (leve, pesado).
Temperatura (quente, frio).
Som (alto, baixo).
Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
• Percepção visual:
Cor.
Forma.
Tamanho
Detalhes.
Complementação de figuras.
• Orientação temporal:
Começo, meio e fim.
Mais velho, mais novo.
Primeiro e último.
• Orientação espacial (dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente)
• HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OBJETIVO
• Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
• Desenvolver socialização.
• Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
• Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
• Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
• Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
CONTEÚDO
• Eu/Família/Casa.
• Escola
• Meios de Transporte/Trânsito.
• Meios de Comunicação.
• Profissões.
• Datas Comemorativas:
Carnaval.
Páscoa.
Dia Nacional do Livro Infantil.
Dia do Índio.
Dia do Trabalho
Dia das Mães.
Festas juninas.
Dia dos Pais.
Dia do Soldado.
Folclore.
Independência.
Dia da Árvore.
Primavera.
Semana do Trânsito.
Dia das Crianças.
Proclamação da República.
Natal e outros.
• CIÊNCIAS
OBJETIVO
• Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
• Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
• Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
• Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
• Nomear e reconhecer diferentes animais
CONTEÚDO
• O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
• A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
• ESTRATÉGIAS
• Utilização de material diverso:lápis, giz de cera, tinta guache.
• Recorte e colagem.
• Dobradura.
• Jogos e brincadeiras.
• Histórias infantis.
• Crachá.
Relatar desagrados, desejos e necessidades.
• Linguagem escrita:
Desenho livre.
Pintura.
Recorte e colagem.
Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
Nome.
Letras (a, e, i, o, u).
MATEMÁTICA
OBJETIVO
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDO
• Estruturas lógicas:
Discriminação (semelhanças e diferenças).
Comparação.
Identificação.
Conjuntos.
Correspondência.
Cores.
• Formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
• Número de 1 a 9,
• Quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
• Medidas:
Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
Distância entre os objetos (longe, perto).
Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
Massa (leve, pesado).
Temperatura (quente, frio).
Som (alto, baixo).
Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
• Percepção visual:
Cor.
Forma.
Tamanho
Detalhes.
Complementação de figuras.
• Orientação temporal:
Começo, meio e fim.
Mais velho, mais novo.
Primeiro e último.
• Orientação espacial (dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente)
• HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OBJETIVO
• Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
• Desenvolver socialização.
• Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
• Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
• Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
• Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
CONTEÚDO
• Eu/Família/Casa.
• Escola
• Meios de Transporte/Trânsito.
• Meios de Comunicação.
• Profissões.
• Datas Comemorativas:
Carnaval.
Páscoa.
Dia Nacional do Livro Infantil.
Dia do Índio.
Dia do Trabalho
Dia das Mães.
Festas juninas.
Dia dos Pais.
Dia do Soldado.
Folclore.
Independência.
Dia da Árvore.
Primavera.
Semana do Trânsito.
Dia das Crianças.
Proclamação da República.
Natal e outros.
• CIÊNCIAS
OBJETIVO
• Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
• Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
• Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
• Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
• Nomear e reconhecer diferentes animais
CONTEÚDO
• O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
• A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
• ESTRATÉGIAS
• Utilização de material diverso:lápis, giz de cera, tinta guache.
• Recorte e colagem.
• Dobradura.
• Jogos e brincadeiras.
• Histórias infantis.
• Crachá.
• AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora
Nenhum comentário:
Postar um comentário