quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Planejamento Jardim








LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


OBJETIVO
• Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
• Ampliar o vocabulário.

CONTEÚDO
• Linguagem oral:

 Ampliação do vocabulário.
 Relatar desagrados, desejos e necessidades.

• Linguagem escrita:
 Desenho livre.
 Pintura.
 Recorte e colagem.
 Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
 Nome.
 Letras (a, e, i, o, u).

MATEMÁTICA


OBJETIVO
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.

CONTEÚDO
• Estruturas lógicas:
 Discriminação (semelhanças e diferenças).
 Comparação.
 Identificação.
 Conjuntos.
 Correspondência.
 Cores.

• Formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
• Número de 1 a 9, 

• Quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).

• Medidas:
 Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
 Distância entre os objetos (longe, perto).
 Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
 Massa (leve, pesado).
 Temperatura (quente, frio).
 Som (alto, baixo).
 Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).

• Percepção visual:
 Cor.
 Forma.
 Tamanho
 Detalhes.
 Complementação de figuras.

• Orientação temporal: 
 Começo, meio e fim. 
 Mais velho, mais novo. 
 Primeiro e último.

• Orientação espacial (dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente)

 HISTÓRIA E GEOGRAFIA


OBJETIVO
• Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
• Desenvolver socialização.
• Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
• Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
• Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
• Estimular o reconhecimento da história Brasileira.

CONTEÚDO
• Eu/Família/Casa.
• Escola
• Meios de Transporte/Trânsito.
• Meios de Comunicação.
• Profissões.
• Datas Comemorativas:
 Carnaval.
 Páscoa.
 Dia Nacional do Livro Infantil.
 Dia do Índio.
 Dia do Trabalho
 Dia das Mães.
 Festas juninas.
 Dia dos Pais.
 Dia do Soldado.
 Folclore.
 Independência.
 Dia da Árvore.
 Primavera.
 Semana do Trânsito.
 Dia das Crianças.
 Proclamação da República.
 Natal e outros.


 CIÊNCIAS


OBJETIVO
• Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
• Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
• Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
• Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
• Nomear e reconhecer diferentes animais

CONTEÚDO
• O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
• A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).


 ESTRATÉGIAS


• Utilização de material diverso:lápis, giz de cera, tinta guache.
• Recorte e colagem.
• Dobradura.
• Jogos e brincadeiras.
• Histórias infantis.
• Crachá.

 AVALIAÇÃO


Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários
Comente também!