domingo, 19 de janeiro de 2014

10 Modelos de Plano de Aula para Educação Infantil





 Plano de Aula I:

Conteúdos: Grafismo; Equilíbrio e concentração.


Objetivos:


  • Desenvolver o grafismo (trabalhando o desenho de círculos);
  • Trabalhar o equilíbrio e a concentração através de atividades físicas;
  • Desenvolver o cuidado com a alimentação;
  • Conhecer a importância da preservação e cuidado com o seu meio ambiente.

Tempo de duração: 02 horas

Atividade: cartaz dos círculos.

Materiais: giz de cera, papel pardo, tinta guache, pincel.


Desenvolvimento: Rodinha da conversa conversou informalmente com os alunos, sobre como segurar um lápis e fazer movimentos circulares desenhando bolinhas. Colocamos um cartaz de papel pardo no chão da sala e pedimos  que os alunos desenhassem círculos nele. Após todos terem desenhado, conversamos sobre os tamanhos dos círculos, fazendo-os observarem que praticamente todos têm tamanhos diferentes, mas que ainda assim continuam  sendo círculos. Após terminarem, pintaram com pincel e tinta os círculos. Depois de prontos expomos na sala como trabalho coletivo.


Avaliação: Os alunos reconheceram a figura geométrica  círculo, e as cores que eles pintaram, desenvolvendo assim sua concentração.

 Plano de Aula II

Conteúdos: Equilíbrio e concentração; Alimentação.

Objetivos:


  • Desenvolver a coordenação motora e o cuidado com a alimentação.

Tempo de duração: 02 horas

Atividade: Vamos ajudar o agricultor a plantar as sementinhas?

Material: pincel, tintas, lixas de parede


Desenvolvimento do trabalho: Rodinhas da conversa conversaram sobre a alimentação, de como devemos cuidar dela e como ela é importante para a nossa saúde. Utilizando o cartaz da aula anterior com os círculos, cada aluno plantou dentro do circulo que desenhou uma sementinha. Contou para a turma a semente que ele plantou e por quê? Assim que terminaram fizeram um trabalho de arte feito com lixa, onde pintaram uma folha em branco até parecer uma fruta ou legume, onde eles falaram o nome: Os trabalhos foram expostos no varal da sala de aula.

Avaliação: Os alunos refletiram sobre sua alimentação e  os cuidados que devem ter com ela.

Plano de Aula III

Conteúdos: Linguagem oral/ linguagem corporal/ linguagem matemática.

Objetivos:


  • Trabalhar a atenção; 
  • Desenvolver e ampliar a oralidade; 
  • Explorar a atenção.

Tempo de duração: 02 horas.

Atividade: Cada macaco no seu galho


Desenvolvimento: Aplicação com a rodinha de conversa sobre brincadeiras, do que eles gostam de brincar e se gostam de conhecer brincadeiras novas.  Fizemos vários círculos com giz no chão e pedimos que os alunos caminhassem sobre eles. Na sala, fizemos uma roda. Explicamos aos alunos como era para ser feito. O caçador escolhido pela professora cochila no centro da roda, enquanto os macacos giram em sua volta, tomando cuidado para não fazer barulho. De repente, o caçador acorda e grita: cada macaco no seu galho! Todas as crianças vão correr e entrar em um circulo para não serem pegas. Quando o caçador achar que já está a bastante tempo num galho, vai dar novamente a ordem, para que todos procurem outro galho, tendo mais chance de pegar algum macaco.  Iniciamos a brincadeira , Cada macaco no seu galho, e ao terminar,  realizamos uma contagem de quantos macacos foram pegos na brincadeira.

Avaliação: Os alunos foram capazes de desenvolver sua oralidade, interagindo com todos os colegas, além da atenção que tiveram para realizarem a brincadeira.

Plano de aula IV



Conteúdos: Matemática/Linguagem corporal/ Linguagem Oral/ Música Equilíbrio e concentração.

Objetivos:


  • Trabalhar o conceito de círculo explorar  noção de dentro e fora/ agilidade Oralidade através da canção.

Tempo de duração: 02 horas

Atividade: Coelhinho sai da toca;

Material: bambolês


Desenvolvimento: Começamos com uma conversa informal de quantos alunos estão na sala, eles participaram contando. Após  explicamos a brincadeira. É necessário colocar bambolês no chão, que serão as tocas. Cada criança é um coelhinho e uma de nós foi “seu lobo”. As crianças cantaram, enquanto passeavam pela sala: Vamos passear no bosque, enquanto seu lobo não vem. Vão até onde o lobo está  e perguntaram: seu lobo está? Por duas vezes o lobo disse que estava ocupado fazendo algo. Em seguida, quando as crianças voltaram novamente o lobo disse: o lobo está pronto! E saiu pegando as crianças que estavam fora das tocas. Repetimos a brincadeiras por algumas vezes, e nos sentamos para conversar sobre a parte que eles mais gostaram da brincadeira, quem eram os personagens e quantos coelhinhos o lobo conseguiu pegar?


Avaliação: Os alunos ao realizarem a atividade, desenvolveram a atenção e oralidade e a expressão corporal.

Plano de Aula V

Conteúdos: Linguagem oral/ linguagem corporal/ linguagem matemática


Objetivos:


  • Despertar os cuidados que devem em relação a proteção contra o sol; Desenvolver a noção de quantidade.

Tempo de duração: 2 horas

Atividade 1: História “Zezé”


Desenvolvimento: Rodinha conversa informal para apresentar a história; “Zezé”. “Vejam o que aconteceu, Meu boneco de neve derreteu. Os olhos, as orelhas, a boca e o nariz, Até o pescoço desapareceu. As mãos, os braços e a barriga, Foram parar no chão. Ta vendo sol! Você abusou! Do Zezé e nada restou”!!! Após terminar a história, fizemos perguntas sobre quem era Zezé, o que aconteceu com ele, por quê? Quais foram as partes do corpo do Zezé que desapareceram e quantas elas eram? Conversamos sobre a importância de se proteger do sol, e seus efeitos na pele e para a saúde.

Atividade 2:
Em folhas de ofício pedimos aos alunos para desenharem o boneco de neve Zezé, ao terminarem foram expostos no varal da sala.


Avaliação: Os alunos foram capazes de interagir com seus colegas, e de relatarem a seqüência dos fatos acontecidos na história, desenvolvendo assim sua concentração.

Plano de Aula VI

Conteúdo:  Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.

Objetivo:


  • Propiciar aos alunos que conheçam mais o lugar onde vivem percebendo-se como parte dele.

Tempo de duração: 02 horas

Atividade: Breve história da cidade


Desenvolvimento: Contando brevemente a História da cidade de Carapebus relatada por um livro do município; Roda de conversa; Pedimos  para as crianças contarem o que  mais gostavam na sua cidade e o que gostariam que ela tivesse. Eles participaram relatando suas idéias, após entregamos uma folha para que desenhassem a sua cidade. Cada um fez como a via. Quando todos tinham terminado, fizemos um cartaz coletivo com o peixe que deu origem ao nome da cidade, expomos na sala de aula para visualização de todos.

Avaliação: Ao elaborar um cartaz coletivo, as crianças demonstraram sua capacidade de interagir e respeitar o outro.

Plano de Aula VII

Conteúdo: Água: usos, economia e desperdício;

Objetivos:


  •  Levar a turma a compreender que a água é um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.


Tempo de duração: 2 horas

Atividade: Cartaz


Desenvolvimento: Roda de conversa sobre a água utilizada por eles, fizemos perguntas como? “Quais atividades domésticas vocês conhecem que precisam de água?” Conforme foram surgindo sugestões, anotaram em cartaz, na lista continha itens como lavagem de roupa, de louça e de mãos, banho e escovação de dentes. Conversamos sobre essas atividades para ajudar a turma a perceber que as famílias utilizam a água de modo semelhante. Reservamos algumas revistas onde as crianças procuraram imagens das ações e colaram nos cartazes. Pedimos  que a turma fizesse dois desenhos, um deles representando o desperdício e o outro mostrando como podemos economizar água.  Distribuímos imagens de jornais e revistas que mostravam desperdício e economia de água estas estavam  misturadas e pedimos que as crianças separassem o material em dois grupos, de acordo com o bom e o mau uso do recurso. Ao final da seleção as crianças colocaram com a nossa ajuda as imagens no cartaz separadamente.


Avaliação:  Verificamos que  turma compreendeu que certas atividades humanas provocam o desperdício da água e que essa perda deve ser evitada.

Plano de Aula VIII

Conteúdos: Meio ambiente



Objetivo: Despertar a formação de valores e atitudes com o meio em que vive; Compreender a importância de preservar  o meio ambiente; estimular o cuidado com a natureza.

Tempo de duração:  2 horas

Atividade: História “No fim do mundo muda o fim”


Desenvolvimento: Conversamos informalmente e perguntamos a eles o que é meio ambiente? Após as respostas fomos orientando o as perguntas para dar informações a eles: Como está o meio ambiente em que vivemos? O que fazem para ajudar esse meio ambiente? Depois da roda de conversa contamos a história “No fim do mundo muda o fim”. Após a história pedimos que eles desenhassem qual era o fim que eles desejavam para o meio ambiente em que vivem, e construímos um mundo de papelão para representarmos as águas e as florestas e os homens e os animais.

Avaliação: Compreenderam a importância de cuidar do meio em que vivem respeitando seu meio ambiente.

Plano de Aula IX


Conteúdo: Desenho livre, pintura, incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.

 Objetivo:


  • Explorar a criatividade usando materiais de higiene para fazer arte. Desenvolver a habilidade de discriminar
  • Cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.

Tempo de duração: 2 horas

Atividade: Arte

Material: Folha A4, Pasta de dente, Anilina, Copo Plástico


Desenvolvimento: Conversamos com os alunos sobre as cores, e a arte de transformá-las, além de fazê-las. Na sala de aula colocamos as pastas de dente em copos plásticos e tingimos com anilina de diferentes cores, reunimos as crianças de modo que pudessem usar as cores uns dos outros e entregamos uma folha de papel A4 e pedimos para que fizessem um desenho usando os dedos e a tinta feita com a pasta de dente. Observamos as diferenças de texturas, em seguida perguntamos o porquê desse desenho. Eles participaram, respondendo que era porque tinha muito mais tinta em um desenho do que no outro, e também porque misturaram as cores.


Avaliação: Avaliamos a participação, a colaboração e a organização da turma durante o desenvolvimento das atividades propostas bem como o entendimento dos conteúdos.

Plano de Aula X

Conteúdo: Espaço e tempo da criança- Identidade


Objetivo:


  • Desenvolver socialização. Fazer com que a criança entenda que ela tem uma origem, e uma identidade cultural ajudando também na escrita do seu nome.

Tempo de duração: 2 horas

Material: folhas, A4, lápis de cor, giz de cera

Atividade: Confecção de um crachá o seu nome e com seu desenho


Desenvolvimento: Perguntamos aos alunos se eles já viram uma identidade e se eles sabem para que serve. Alguns disseram que sim, logo em seguida mostramos uma identidade a eles e explicamos que é usada para nos identificar e para demonstrar que a gente existe, e falamos também que todos nós temos uma identidade. Em seguida dissemos também que existe outro tipo de identidade, a identidade cultural, que é aquilo que a gente gosta como, por exemplo, uma roupa, uma música, etc. em seguida realizamos uma atividade com os alunos em que construímos um crachá com o nome e eles desenharam sua própria foto. Ao final, cantamos músicas selecionadas por eles.

Fonte: Blog Educar: O primeiro passo.
Avaliação: Os alunos foram capazes de compreender que cada um tem sua identidade, e sua própria  cultura, levando a desenvolver um respeito pelo outro em suas diferenças e semelhanças.

29 comentários:

  1. Muito, muito bom. Para complementar, sugiro um modelo de plano para ser feito em Mapa mental on-line. Espero que ajude ainda mais! https://www.goconqr.com/pt-BR/blog/plano-de-aula/

    ResponderExcluir
  2. Amei, obrigada, foi esclarecedor. É a minha primeira turma de maternal e jardim 1, já estava meio desesperada.

    ResponderExcluir
  3. Otimas ideias...são bem criativad!!!!

    ResponderExcluir
  4. Otimas ideias...são bem criativad!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ufaaa. Final de ano as idéias já começam a ficar esgotadas. Graças a estas idéias terei mais conteudo para aplicar. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Ufaaa. Final de ano as idéias já começam a ficar esgotadas. Graças a estas idéias terei mais conteudo para aplicar. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Muito boas as ideias, vou usá-las na minha turma de Pré I. Obrigado❤

    ResponderExcluir
  9. Muito boas as ideias, vou usá-las na minha turma de Pré I. Obrigado❤

    ResponderExcluir
  10. boa tarde.
    faço magistério e preciso fazer 2 plano de aula 1 de geografia e 1 de historia e com suas ideias consegue fazer meus planos.

    ResponderExcluir
  11. Obrigadoo! http://guilhermesilveira.com.br/como-fazer-um-plano-de-aula-para-educacao-infantil/

    ResponderExcluir

  12. GRÁTIS!!! para baixar! O material de apoio para professores da educação infantil, vem com o passo a passo de como elaborar seu modelo de planejamento infantil, com sugestões de atividades para as crianças da faixa etária de 0 à 6 anos e mais 6 e-Books grátis! É um material de apoio amplo, com fundamentação teórica, linguagem simples e objetiva que contribui efetivamente para a elaboração de um planejamento eficaz na educação infantil. Acesse: https://www.planejamentoinfantil.com.br/oferta-hoje.html

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!

    Seus Planos são muito bons.

    Obrigada por compartilhar.

    Ilza

    ResponderExcluir
  14. Amei todas as atividades,gostaria de receber sempre que possível sugestões,pois comecei a lecionar agora é fico muito insegura por não ter experiência obrigada

    ResponderExcluir
  15. Muito bom ,para mim fazer no meu estágio de pedagogia.

    ResponderExcluir

Comentários
Comente também!