_ Movimenta a cabeça e é capaz de levantá-la ligeiramente quando deitado de costas ou de bruços.
_ Estende os braços para os lados, sem direção.
_ Dá pontapés com forças quando deitada em decúbito dorsal.
_ É capaz de projetar tanto os braços como as pernas para frente, de forma que, quando de bruços parece tentar arrastar-se.
_ Mexe a cabeça quando deitada em decúbito ventral, para cima, de um lado para o outro.
_ Mantém a cabeça levantada quando em decúbito ventral, durante alguns segundos.
_ Controla a cabeça e ombros quando sentada, apoiada em almofada ou travesseiro.
_ Tenta pegar objetos acerca de 20 cm à sua frente.
_ Agarra objetos mantidos 10 cm à sua frente.
_ Retém objetos, usando preensão palmar durante alguns segundo, soltando involuntariamente.
_ Tenta alcançar e agarrar com preensão objeto à sua frente.
_ Tenta alcançar objeto predileto.
_ Coloca objetos na boca.
_ Mantém a cabeça ereta e firme quando carregada em pé.
_ Deitada de bruços, sustenta cabeça e peito, apoiada nos antebraços.
_ Vira de bruços para o lado.
_ Rola de bruços para de costas.
_ Estando de bruços tanta se movimentar para frente.
_ Rola de costas para o lado.
_ Vira de costas para de bruços.
_ Puxa para sentar-se quando agarrada nos dedos do adulto.
_ Vira a cabeça livremente quando o corpo está apoiado.
_ Mantém posição sentada durante alguns minutos.
_ Larga um objeto deliberadamente para pegar outro.
_ Pega e deixa cair objeto deliberadamente.
_ Fica de pé com máximo apoio (quando mantida pela cintura).
_ Pula para cima e para baixo quando em posição de pé, enquanto apoiada.
_ Arrasta para frente para pegar objeto.
_ Mantém-se sentada com apoio das mãos para frente.
_ De posição sentada, passa para posição de mãos e joelhos.
_ Passa de bruços para posição sentada.
_ Senta-se sem apoio de mão.
_ Atira objetos para todos os lados.
_ Balança para trás e para frente apoiada sobre mãos e joelhos.
_ Transfere objetos de uma para outra mão em posição sentada.
_ Retém 2 cubos de 3 cm em uma das mãos.
_ Coloca-se em posição de joelhos.
_ Coloca-se em posição de pé.
_ Usa preensão radial para pegar objetos.
_ Engatinha.
Tenta alcançar coisas com uma das mãos.
_ Fica de pé com o mínimo de apoio.
_ Vira vasilha despejando objetos.
_ Faz movimento de enfiar ou tirar com colher ou pá.
_ Coloca objetos grandes em um recipiente.
_ Abaixa-se para sentar.
_ Bate palmas.
_ Caminha com mínimo de auxílio.
_ Dá alguns passos sem apoio.
Idade 1 a 2 anos
_ Engatinha escada acima.
_ Passa da posição sentada para em pé.
_ Rola uma bola em imitação.
_ Sobe em cadeira de adulto, vira-se e senta-se.
_ Coloca aros num pino.
_ Tira e coloca pinos grandes de uma prancha.
_ Constrói torre de 3 cubos.
_ Faz rabisco com lápis de cera ou lápis.
_ Vira páginas de um livro, várias de uma vez.
_ Caminha independentemente.
_ Engatinha escadas abaixo com os pés em primeiro lugar.
_ Senta-se em cadeira pequena.
_ Curva-se na altura da cintura para apanhar objetos sem cair.
_ Empurra e puxa brinquedos enquanto anda.
_ Usa cavalo de balanço.
_ Sobe escada com ajuda.
_ Fica de cócoras e volta a ficar em pé.
_ Segura o lápis em preensão radial.
_ Imita movimento circular.
Idade 2 a 3 anos
_ Vira trincos e maçanetas de portas.
_ Salta sobre 2 pés.
_ Salta o último degrau da escada com um pé na frente do outro.
_ Caminha para trás.
_ Desce escadas com ajuda.
_ Atira bola para o adulto a 1 metro e meio sem o adulto mover os pés.
_ Constrói torre de 5 - 6 cubos.
_ Vira páginas, uma de cada vez.
_ Desembrulha objeto pequeno.
_ Dobra papel, imitando.
_ Separa e junta brinquedos que se completam de formas simples.
_ Desparafusa brinquedos de encaixe.
_ Dá pontapés em bolas grandes.
_ Faz bolas de argila.
_ Dá cambalhotas para frente, com ajuda.
Idade 3 a 4 anos
_ Martela pinos.
_ Junta quebra-cabeça de 3 peças ou prancha de formas.
_ Corta com tesoura.
_ Pula de uma altura de 24 cm com os 2 pés unidos.
_ Dá pontapé em bola grande quando rolam para ela.
_ Anda na ponta dos pés.
_ Corre 10 passos com movimentos de braços coordenados.
_ Pedala triciclo.
_ Balança no balanço quando este é posto em movimento.
_ Trepa e escorrega para baixo em escorregador de 4 - 6 pés.
_ Dá cambalhota para frente.
_ Sobe escada alternando os pés.
_ Marcha.
_ Agarra bola com as duas mãos.
_ Usa molde.
_ Recorta 1/4 de uma linha de 20 cm.
_ Segura lápis entre o polegar e o indicador, descansando no 3º dedo.
Características de crianças aos 4 anos de idade
• Imaginação viva e em fluir contínuo
• É a idade do "como" e do "por que". Pergunta tudo e interessa-se por tudo.
• Capta todas as coisas através da observação, mas esta não é educada nem concentrada, antes pelo contrário, é ativa e transbordante.
• Como não interioriza as regras de socialização da conduta, não as aceita.
• Egocêntrica. Tenta que gire tudo à sua volta; para consegui-lo, chama continuamente a atenção dos outros sobre si própria
• É lenta em aprender a aceitar as críticas.
• Não delibera antes de agir nem organiza as suas conversas; atua e fala sem pensar
• É pródiga e superficial na sua atividade mental e na conversação.
• faz perguntas sem sentido.
• Trata-se de um período de inquietação constante que pode parecer uma regressão.
• Tem medo da escuridão e dos ruídos.
• Não é sensível às coisas inacabadas, por isso não se importa de deixar qualquer atividade por outra mais interessante.
• Tem o conceito de um, dois e muitos
• Capta uma frase inteira, mas é incapaz de analisar as suas palavras.
• A sua grande energia e a própria iniciativa devem ser empregadas em jogos livres.
• Possui afã por destruir a obra que empreendeu
• Está capacitada para atividades que impliquem ritmo, movimento, etc.
• Desenha e pinta.
• Começam os jogos sossegados em cima de uma mesa.
• As suas criações nascem sem imitação nem predisposição, dá-lhes um sentido final.
• Executa trabalhos depois de observar modelos concretos.
• A sua energia e atividade deve ser dirigida para jogos livres
• É necessário colocar-se ao seu nível, com uma motivação adequada, para que realize as ordens que se lhe dão.
• Dar-lhe motivações interessantes para que realize coisas.
• Ajudá-la a observar as coisas que a rodeiam.
• Paciência e bom humor.
• Habilidade para orientá-la e se meter no seu mundo para conhecê-lo e aceitar.
• As palavras são importantes, mas o seu valor é inferior ao exemplo.
A criança aos 5 anos
• Gosta da rotina porque faz sempre o mesmo.
• É mais deliberativa que a criança de 4 anos. Pensa antes de falar.
• É séria a respeito de si mesma e impressiona-a muito a capacidade de assumir responsabilidades.
• Gosta de imitar os outros.
• Encontra-se feliz no seu mundo, porque se sente cômoda consigo mesma e com o ambiente: encontrou o equilíbrio.
• Grande observadora e imitadora do que observa.
• Agrada-lhe fazer as coisas à sua maneira, mas também quer agradar ao adulto e fazer as coisas bem.
• No que respeita à verdade, as histórias fantásticas e os exageros continuam.
• Começa a distinguir o real do imaginário e às vezes sabe que está enganada.
• Sonhos e pesadelos invadem muitas vezes o seu sono. Às vezes começa a falar enquanto está a dormir, nomeando algum membro da família.
• Possui bom humor que se intensifica facilmente perante algo aliciante.
• Começa a interiorizar o sentido da obediência, mas nela nem tudo é doçura e obediência.
• Interesse por experiências imediatas. Realista. Empreende aquilo que está dentro das suas possibilidades.
• Moderada, séria, dotada de capacidade de imitação da conduta dos adultos o que a ajudara no seu processo de socialização.
• Tem medo da escuridão e dos ruídos.
• Maior estabilidade nas aulas. Princípio do ensino formal.
• Usa a imaginação para pintar, criar, etc.
• Quando se lhe dão os meios necessários, sabe trabalhar individualmente.
• Não é comunicativa acerca da sua vida escolar.
• É capaz de participar em atividades dirigidas: podem-se-lhe explicar atividades simples para que realize.
• Maior concentração no seu trabalho.
• Começa a cooperação entre as crianças.
• Gosta de explicar o seu próprio trabalho para receber a aprovação dos adultos que estima.
Atividades das pessoas implicadas na sua educação:
• Ajudar a que demonstre a sua eficácia através de ordens simples e de pequenas ajudas.
32. Estimular, fomentar e orientar o seu bom humor.
3.3. Usar de sinceridade nas respostas que nos pede e exige.
3.4. Possui boa capacidade para se lhe ensinar a tocar instrumentos e criar composições simples.
3.5. Está numa fase em que a figura da mãe ocupa o centro do seu universo. Essa imagem será o meio que canalizara a sua formação e educação.
3.6. Entregar-lhe os objetos necessários para que trabalhe sozinha.
3.7. Procurar conhecer as características peculiares e individuais da criança, bem como as suas aptidões e caráter, para se poder orientar corretamente a sua personalidade e desenvolver as suas potencialidades.
3.8. Ajudá-la a concentrar-se durante algum período de tempo numa atividade para que aprenda a educar a sua atenção.
3.9. Apoiá-la e orientá-la continuamente em todos os campos e atividades.
3.10. Não levar muito a sério os seus "contos". Normalmente são o produto de não distinguir claramente o real do imaginário.
3.11. É uma etapa em que a criança está naturalmente aberta à atuação pedagógico-formativa dos pais e educadores.
3.12. A sua atividade e maturidade motriz capacita-a para a iniciação em determinados tipos de desportos.
3.13. É necessário que constantemente, em cada coisa que faz bem, seja elogiada e aplaudida.
3.14. Contar e ler-lhe histórias formativas que despertem a sua imaginação e a ajudem a fomentar o hábito da leitura.
3.15. Proporcionar-lhe, continuamente, experiências novas e concretas de acordo com a sua idade, pois está aberta a receber novos conhecimentos.
Tipos de atividades. Estorias de bichinhos, animadas com figuras coloridas, fantoches, etc.
• Jogos de memória
• Quebra-cabeças com partes grandes e de poucas peças (pode ser feito colando-se gravuras em um papelão ou cartolina grossa e depois se recortando aumentando-se as peças de acordo com o desenvolvimento da criança
• Jogas de bola
• Brincadeiras de faz de conta
• Brincadeiras de roda
• Desenho livre
• Pintura
• Recorte e colagem com diversos materiais: algodão, sucata, lã, tecidos
• Legos
• Bandinha de musica (liga-se a ritmos)
• Teatrinho- gosta de vestir roupas de adulto ou fantasias diversas (as roupas poderão ser com papel crepom ou chapeis de jornal, etc.)
• Gostam de criar (trabalhos manuais) exemplo, com canudos de macarrão, anilina e um cordão eles podem criar um colar e se divertem conseguindo fabricar algo.
• Aprendem vendo, por isso, existem aulas que podem ser dadas junto à natureza e no final do passeio, vários materiais são coletados para um painel ou trabalho manual. Por exemplo: com folhas e cascas de arvore pode-se criar uma composição colando-as em um papel representando uma arvore. (TEMA: Deus e a natureza)
• Os pequenos gostam de escutar a mesma estória varias vezes e gostam de decorá-la.
• As aulas devem ser dinâmicas, pois não se concentram muito tempo em uma mesma atividade Não delibera antes de agir nem organiza as suas conversas; atua e fala sem pensar
• Jogos de imitação.
Fonte:http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2011/08/desenvolvimento-psicomotor-de-criancas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário