Shantala
A Shantala é uma massagem de
origem indiana própria para bebês. Foi trazida para o ocidente pelo médico
francês Frederick Leboyer. O objetivo maior dessa técnica milenar é ampliar
os momentos de contato com a criança e fortalecer os vínculos afetivos,
trabalhando a integração, troca de afeto e despertar a confiança.
Ela relaxa e acalma, aliviando as cólicas e pressões de ventre e tem como característica fazer com que o bebê tenha lembranças dos movimentos intra-uterinos, quando o líquido amniótico que a envolvia enquanto feto, o massageava com pequenas contrações.
Atividades lúdicas
As atividades lúdicas têm um papel fundamental na estruturação do psiquismo da criança, é no ato de brincar que a criança utiliza elementos de fantasia e realidade e começa a distinguir o real do imaginário. É através da ludicidade que ela desenvolve não só a imaginação, mas também fundamenta afetos, elabora conflitos e ansiedade, explora habilidades e, a medida que assume múltiplos papéis, fecunda competências cognitivas e interativas. Através da ludicidade a criança vai estruturando e construindo seu mundo interior e exterior. As atividades lúdicas podem ser consideradas como meio pelo qual a criança efetua suas primeiras grandes realizações, que através do prazer, ela expressa a si própria, suas emoções e fantasias.
Psicomotricidade
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde os primeiros momentos da educação.
Segue abaixo programação
de atividades do Berçário, com respectivos objetivos:
(a) Aprend.Ativa (Exploração
PSM/Vida prática)
(b) Linguagem (c) Exp. e representação (d) Raciocínio lógico e relação espacial
Segunda
(a) Folhear livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas (b) Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras) (b) Música com gestos (b) Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias (c) Trabalhar com os sentidos: visão (esconder e encontrar objetos) (c) Uso do espelho: ver a si e ao outro (d) Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos
Terça
(a) Tinta caseira (b) Cartões de linguagem (b) Mísica com gestos (c) Trabalhar com os sentidos: Tato (textura, peso, temperatura) (d) Trabalhar com semelhanças e diferenças (d) Comparar objetos quanto a forma, tamanho e cor (d) Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)
Quarta
(a) Rasgar e amassar papéis (texturas variadas) (b) Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares) (b) Música com gestos (c) Trabalhar com os sentidos: Olfato (c) Trabalhar partes do corpo (d) Separar objetos em caixas/classificação (ajudar a arrumar) (d) Realizar ativ. que explorem: perto/longe (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Quinta
(a) Brincar com sucata (b) História com fantoches (b) Música com gestos (c) Trabalhar com os sentidos: Audição (sons prodizidos com objetos e o corpo) (d) Jogos de encaixe (d) Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas (d) Realizar ativ. que explorem: junto/separado (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Sexta
(a) Massinha caseira (b) Cartões de linguagem (b) Fazer ruídos com a boca (beijo, som do índio, estalar língua...) (b) Música com gestos (c) Trabalhar com os sentidos: (paladar) (c) Brincar de faz de conta: panelinha, carrinho, boneca, telefone...) (d) Empilhar objetos (até 3 objetos) (d) Realizar ativ. que explorem: por cima/por baixo (c/ o corpo, gravuras, fotos) |
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”
domingo, 26 de janeiro de 2014
Atividades da semana - Berçário
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