quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Planejamento Berçário I -Anual






CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - BERÇÁRIO ( 0 a 1 ano) – ANUAL



Interação Afetivo Social

Ampliar as relações sociais.
Formação de hábitos de higiene e saúde (socialização).
Higiene corporal; higiene com os objetos de uso pessoal, hábitos sociais; hábitos alimentares / sono e repouso; precauções.

Esquema Corporal

Objetivos específicos:
1- Estimular os movimentos dos membros superiores e inferiores.
2- Fortalecer os músculos.
3- Identificar e nomear partes do corpo.
4- Conhecer o próprio corpo (cabeça, tronco, membros)
5- Criar hábitos de higiene pessoal.

Sugestões de atividades

·         Massagear com movimentos circulares os membros e também a barriguinha  do bebê( sempre bem leve, devagar, com muito carinho e conversando com o bebê).
·         Ginástica: deitar o bebê com a barriguinha para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as perninhas, tentando encostá- las na barriguinha. Fazer os movimentos bem devagar e no máximo 4 vezes. Ainda, com as pernas, fazer movimentos de bicicleta.
     Com os braços, fazer movimentos de dobrar e esticar. Colocar um bichinho de borracha na mão do bebê e o estimular a fazer movimentos de abrir e fechar apertando o bichinho.
·         Rolar em um colchão: da posição dorsal para ventral.
·         Estimular a criança a sentar-se apoiada (ou não) a uma almofada, movimentar um objeto. no alto, estimulando-a a erguer a cabeça e os braços em direção ao objeto.
·         Colocar a criança deitada sobre o abdômen e mostrar (movimentar) um objeto à sua frente, estimulando-a a erguer-se nas mãos ou antebraços, para pegar o objeto.
·         Trabalhar à frente de um espelho: sentar a criança à frente de um espelho e estimular movimentos de levantar os braços , inclinar o corpo.
·         Brincar (imitar) de gatinho , cachorrinho; engatinhar até um objeto de seu interesse.
·         Estimular a criança a ficar de pé e caminhar. Dar a mão a criança e fazer  com que ela se sinta segura.
·         Colocar a criança sentada à sua frente; rolar uma bola para ela e estimulá-la a rolar com as mãos.
·         Estimular a criança a amassar e rasgar papéis diversos.
·         Estimular a criança a acenar com as mãos.
·         Mostrar um objeto interessante e estimular a criança a pegá-lo.
·         Trabalhar à frente do espelho:
Deixar que as crianças se olhem e toquem o próprio corpo (cada parte individualmente e detalhadamente).
     Tocar as partes do corpo do colega.
     Trabalhar o corpo inteiro, não separando as partes,e, partes do corpo.
·         Banho na boneca (trabalhando hábitos de higiene e objetos de uso pessoal: escovar os dentes, pentear os cabelos, cortar as unhas etc.)

·         Banho do jornal.

·         Banho na ducha.

·         Movimentos orientados (rodar a cabeça, abaixá-la, ir para frente e para trás, levantar e abaixar os braços, dar aperto de mão, pular, agachar, levantar, rolar no chão, engatinhar.

·         Jogos recreativos que trabalhem esquema corporal.

Lobo está aí?
Morto vivo.
Mímica em frente ao espelho.
·         Músicas:
Janela, Janelinha, porta, campainha.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Jacaré etc.
·         Apresentar ritmos variados para que as crianças ouçam e se soltem (dancem) livremente. Cantigas de roda em ritmos variados, por exemplo.

Lateralidade / Coordenação motora grossa/ Coordenação motora Fina
Objetivos:
·         Fortalecer os pequenos e grandes músculos,
·         Desenvolver o equilíbrio,
·         Ordenar os movimentos.
Atividades:
·         Bola com as duas mãos.
·         Bola com uma das mãos.
·         Corda.
·         Cobrinha
·         Passar sobre/sob, em cima/ embaixo.
·         Com papel: picar, rasgar em tiras, embolar (usando o material p/colagem ou pintura);
Picar papel para fazer um bolo, depois utilizá-lo para fazer “chuva”.
Massinha, massa de farinha de trigo.
Desenho livre e orientado (Usando as mãos e os dedos, rolinho, carvão, esponja, tec.)
Obs: Usar sempre papéis grandes.
·         Colagem com folhas, papel picado, retalhos de pano.
·         Explorar Bambolê e pneus.
·         Dançar
·         Imitar animais.
·         Subir, descer e saltar obstáculos.
·         Músicas
·         Pintura em espaços amplos com painéis fixados na parede, folhas espalhadas sobre o chão.
·         Jogar balões para o alto etc.
·         Amassar Jornal.


“Até os dois anos de idade, o cérebro atinge 80% do tamanho adulto. Mas ele nunca para de se desenvolver. Nos primeiros três anos de vida, o potencial é enorme. Essa é a fase crucial para estimular as áreas do lobo frontal associadas a linguagem, movimento, cognição social e solução de problemas. Os resultados vão se refletir por toda a vida.”






Orientação Espaço Temporal
Objetivo: Situar movimentos no espaço e no tempo.
Atividades:
·         Brincadeira de “Por e tirar”.
·         Brincar de trenzinho ou cobrinha.
·         Percurso dramatizado (trabalhando lateralidade, coordenação motora grossa).
·         Jogos: Passar anel, Corre cutia, Seu lobo taí?
·         Bola: Colocar a bola perto do colega, longe, no pé.


“Todas as experiências vividas pelos pequenos que forem intencionalmente pensadas pela educadora farão a diferença na construção da valorização e qualidade enquanto crianças cidadãs.”

Desenvolvimento Cognitivo
Objetivo específico:
Desenvolver o pensamento lógico, a inteligência.

Sugestões de atividades:
·         Dar para a criança brinquedos soltos, livres para brincar (no máximo dois), depois fazê-la perceber que você os guardou dentro de uma caixa. Balançar a caixa para que ela perceba o som e entregar a caixa. Observe as reações da criança. Ela irá jogar a caixa? Ou simplesmente ignorar a caixa?
·         Dar para a criança um brinquedo, deixá-la brincar com ele por um tempo. Depois, coloque um pano cobrindo-o; observe as reações da criança e deixe-a continuar a brincadeira.
·         Mostrar para a criança um brinquedo que emita som, balance-o e deixe-a brincar com ele; depois coloque-o dentro de uma caixinha. Balance-a fazendo com que ela imite o som.
Observar as reações da criança.
·         Dar para a criança brinquedos de encaixe como barriquinhas desmontadas, deixá-la brincar livremente. Depois as encaixe e dê a criança. Deixe-a desmontar para brincar.
·         Dar caixas de diferentes tamanhos para que a criança as encaixe, empilhe, enfileire etc.

Educação Sensorial
Objetivo Específico:
·         Estimular os cinco sentidos.

Sugestões de atividades:
·         Dar para a criança objetos coloridos para brincar, colocá-los ao alcance da criança, bem à frente; ela irá pegá-los e brincar.
·         Movimentar um móbile, chocalho ou outro objeto colorido, próximo à criança, não fazer barulho e deixar que ela acompanhe com os olhos movimentos do brinquedo.
·         Fazer a mesma atividade com um objeto que emita som. Fazer o objeto emitir o som e deixar que a criança procure o objeto, acompanhando com (movimentando) a cabeça.
·         Cantar músicas suaves, leves, para o relaxamento antes do dormirem e/ou após brincarem livremente.
·         Brincar com a criança durante o banho, deixá-la bater as mãos na água.
·         Procurar estimular o paladar durante as refeições, observar as reações dela quando beber um suco, chá, leite, comer fruta etc.
·         Conversar sempre com a criança e estimulá-la quanto estiver balbuciando.
·         Estimular brincadeiras com objetos coloridos, brincar de esconde-esconde; dar o brinquedo à criança, quando ela jogá-lo ao chão, pegá-lo e colocá-lo atrás ou do lado dela; a criança irá procurá-lo. (objeto permanente).
·         Tocar um sininho e deixar a criança se movimentar à procura do som.
·         Conversar sempre com ela, falar sobre o que estão fazendo, estimular a criança a falar.

·         Estimular as brincadeiras na água (sempre observando todos os cuidados para que seja um prazer para a criança).

·         Dar um brinquedo de pano e deixar a criança um tempo, trocá-lo por um de borracha e depois um de madeira. Apresentar os três brinquedos, deixar manipulá-los e escolher o de sua preferência para brincar.

·         Disponibilizar tapetes de sensações para que sejam explorados.

·         Andar descalço sentindo as diferentes texturas e temperaturas do chão (areia, grama, cimento etc.)

·         Lavar as mãos com água fria, morna, gelada.

·         Sentir texturas lisas, ásperas, macias, duras/ tapetes de texturas.

·         Distinguir cheiros: bons e ruins.

·         Distinguir sons dos objetos.

·         Imitar e distinguir meios de transporte e animais através de sons.

·         Leitura de gravuras.

·         Jogos: Senhor caçador, batata quente, Jogo da peça escondida.

·         Caixa de surpresa ou novidade (trabalhando conceitos, como: cheio/ vazio, pesado/ leve).

·         Músicas de percepção: “Jipe do padre”, Meu chapéu tem 3 pontas, Escravos de Jó.

·         Cata vento, Língua do tamanduá (tira de papel presa na testa para a criança soprar), soprar peninhas, mandar beijos, sorrir, caretas diante do espelho.

Linguagem
Objetivos: Desenvolver a habilidade de expressar com clareza.
·         Enriquecer o vocabulário.
·         Trabalhar a dicção correta das palavras.
·         Desenvolver a capacidade de ouvir sem interromper (hábitos e atitudes).
·         Desenvolver a imaginação da criança.
·         Desenvolver o pensamento lógico.
·         Desenvolver a noção de sequência lógica.
Sugestão de atividades
·         Hora da novidade.
·         Hora da surpresa.
·         Leitura de gravuras.
·         Hora de história: - História contada
                            - História lida
                            - História com fantoches
                            - História dramatizada
                            - História de fatos
                            - História musical
                            - História de discos
                            - Pantomimas
·         Músicas que trabalhem as dificuldades fonoaudiológicas.
“ A atitude, os gestos e valores do adulto tendem a ser imitados pela criança pequena.”

·         Apreciação de filmes da própria turma, representando momentos diversos da rotina, para se observarem, se avaliarem!

Matemática
Objetivo 1
·         Adquirir a noção de conservação de quantidades descontínuas ou discretas.
Atividades
·         Trabalhar com conchas, tampas, fichas, caixas de fósforos, carretéis, palitos de picolé, etc. (deixar as crianças brincando livremente, depois pegar três fichas e pedir as crianças que peguem a mesma quantidade. Se a criança colocar maior ou menor quantidade, não dizer que está errada, apenas perguntar: _ “Você acha que o seu trem está igual ao meu?”).
·         Trabalhar com bolinhas de massinha ( _Nós temos a mesma quantidade de massa?).
Depois perguntar, mudar a forma de uma das massas e questionar novamente.

Objetivo 2
·         Adquirir o conhecimento físico do objeto.
Atividades
·         EX: Cor: Azul
Hora da novidade com a cor.
Dia do brinquedo preferido azul.
Toda sexta-feira as crianças deverão sair com algo azul (laço de fita, balão, gravata etc.)
Massinha somente azul
Explorar diferentes cores primárias.

Objetivo 3
·         Adquirir o conceito de classificação.
Atividades
·         Separar os objetos, guardando-os nos lugares certos.
·         Separar os brinquedos por cor, tamanho, forma.
·         Fazer coleção dentro da sala (cantinho dos bonecos, cantinho dos carrinhos etc.)

Objetivo 4
·         Adquirir o conceito de seriação.
Atividades
·         Fazer empilhagem do menor para o maior e vice-versa (utilizando também materiais de sucata, caixas, copos, tampas etc.)



Fonte: CEI Izza Razzoti

15 comentários:

  1. Valeu,que Deus continue a dar ti muita sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas sugestões, gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. que delicia de sugestões minhas pesquisas faço no not do meu esposo, sou professora de educação infantil. minha turminha é o berçário 1. Gostei obrigada!

    ResponderExcluir

Comentários
Comente também!