CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES - BERÇÁRIO ( 0 a 1 ano) – ANUAL
Interação Afetivo Social
Ampliar
as relações sociais.
Formação
de hábitos de higiene e saúde (socialização).
Higiene
corporal; higiene com os objetos de uso pessoal, hábitos sociais; hábitos
alimentares / sono e repouso; precauções.
Esquema Corporal
Objetivos específicos:
1-
Estimular os movimentos dos membros superiores e inferiores.
2-
Fortalecer os músculos.
3-
Identificar e nomear partes do corpo.
4-
Conhecer o próprio corpo (cabeça, tronco, membros)
5-
Criar hábitos de higiene pessoal.
Sugestões de atividades
·
Massagear
com movimentos circulares os membros e também a barriguinha do bebê( sempre bem leve, devagar, com muito
carinho e conversando com o bebê).
·
Ginástica:
deitar o bebê com a barriguinha para cima e fazer movimentos de dobrar e
esticar as perninhas, tentando encostá- las na barriguinha. Fazer os movimentos
bem devagar e no máximo 4 vezes. Ainda, com as pernas, fazer movimentos de
bicicleta.
Com os braços, fazer movimentos de dobrar
e esticar. Colocar um bichinho de borracha na mão do bebê e o estimular a fazer
movimentos de abrir e fechar apertando o bichinho.
·
Rolar
em um colchão: da posição dorsal para ventral.
·
Estimular
a criança a sentar-se apoiada (ou não) a uma almofada, movimentar um objeto. no
alto, estimulando-a a erguer a cabeça e os braços em direção ao objeto.
·
Colocar
a criança deitada sobre o abdômen e mostrar (movimentar) um objeto à sua
frente, estimulando-a a erguer-se nas mãos ou antebraços, para pegar o objeto.
·
Trabalhar
à frente de um espelho: sentar a criança à frente de um espelho e estimular
movimentos de levantar os braços , inclinar o corpo.
·
Brincar
(imitar) de gatinho , cachorrinho; engatinhar até um objeto de seu interesse.
·
Estimular
a criança a ficar de pé e caminhar. Dar a mão a criança e fazer com que ela se sinta segura.
·
Colocar
a criança sentada à sua frente; rolar uma bola para ela e estimulá-la a rolar
com as mãos.
·
Estimular
a criança a amassar e rasgar papéis diversos.
·
Estimular
a criança a acenar com as mãos.
·
Mostrar
um objeto interessante e estimular a criança a pegá-lo.
·
Trabalhar
à frente do espelho:
Deixar que as crianças se olhem e
toquem o próprio corpo (cada parte individualmente e detalhadamente).
Tocar as partes do corpo do colega.
Trabalhar o corpo inteiro, não separando
as partes,e, partes do corpo.
·
Banho
na boneca (trabalhando hábitos de higiene e objetos de uso pessoal: escovar os
dentes, pentear os cabelos, cortar as unhas etc.)
·
Banho
do jornal.
·
Banho
na ducha.
·
Movimentos
orientados (rodar a cabeça, abaixá-la, ir para frente e para trás, levantar e
abaixar os braços, dar aperto de mão, pular, agachar, levantar, rolar no chão,
engatinhar.
·
Jogos
recreativos que trabalhem esquema corporal.
Lobo está aí?
Morto vivo.
Mímica em
frente ao espelho.
·
Músicas:
Janela,
Janelinha, porta, campainha.
Cabeça,
ombro, joelho e pé.
Jacaré etc.
·
Apresentar
ritmos variados para que as crianças ouçam e se soltem (dancem) livremente.
Cantigas de roda em ritmos variados, por exemplo.
Lateralidade /
Coordenação motora grossa/ Coordenação motora Fina
Objetivos:
·
Fortalecer
os pequenos e grandes músculos,
·
Desenvolver
o equilíbrio,
·
Ordenar
os movimentos.
Atividades:
·
Bola
com as duas mãos.
·
Bola
com uma das mãos.
·
Corda.
·
Cobrinha
·
Passar
sobre/sob, em cima/ embaixo.
·
Com
papel: picar, rasgar em tiras, embolar (usando o material p/colagem ou
pintura);
Picar papel
para fazer um bolo, depois utilizá-lo para fazer “chuva”.
Massinha,
massa de farinha de trigo.
Desenho
livre e orientado (Usando as mãos e os dedos, rolinho, carvão, esponja, tec.)
Obs: Usar
sempre papéis grandes.
·
Colagem
com folhas, papel picado, retalhos de pano.
·
Explorar
Bambolê e pneus.
·
Dançar
·
Imitar
animais.
·
Subir,
descer e saltar obstáculos.
·
Músicas
·
Pintura
em espaços amplos com painéis fixados na parede, folhas espalhadas sobre o
chão.
·
Jogar
balões para o alto etc.
·
Amassar
Jornal.
“Até os dois anos de idade, o cérebro
atinge 80% do tamanho adulto. Mas ele nunca para de se desenvolver. Nos
primeiros três anos de vida, o potencial é enorme. Essa é a fase crucial para
estimular as áreas do lobo frontal associadas a linguagem, movimento, cognição
social e solução de problemas. Os resultados vão se refletir por toda a vida.”
Orientação Espaço
Temporal
Objetivo: Situar movimentos no espaço e no
tempo.
Atividades:
·
Brincadeira
de “Por e tirar”.
·
Brincar
de trenzinho ou cobrinha.
·
Percurso
dramatizado (trabalhando lateralidade, coordenação motora grossa).
·
Jogos:
Passar anel, Corre cutia, Seu lobo taí?
·
Bola:
Colocar a bola perto do colega, longe, no pé.
“Todas
as experiências vividas pelos pequenos que forem intencionalmente pensadas pela
educadora farão a diferença na construção da valorização e qualidade enquanto
crianças cidadãs.”
Desenvolvimento
Cognitivo
Objetivo específico:
Desenvolver
o pensamento lógico, a inteligência.
Sugestões de atividades:
·
Dar
para a criança brinquedos soltos, livres para brincar (no máximo dois), depois
fazê-la perceber que você os guardou dentro de uma caixa. Balançar a caixa para
que ela perceba o som e entregar a caixa. Observe as reações da criança. Ela
irá jogar a caixa? Ou simplesmente ignorar a caixa?
·
Dar
para a criança um brinquedo, deixá-la brincar com ele por um tempo. Depois,
coloque um pano cobrindo-o; observe as reações da criança e deixe-a continuar a
brincadeira.
·
Mostrar
para a criança um brinquedo que emita som, balance-o e deixe-a brincar com ele;
depois coloque-o dentro de uma caixinha. Balance-a fazendo com que ela imite o
som.
Observar as reações da criança.
·
Dar
para a criança brinquedos de encaixe como barriquinhas desmontadas, deixá-la
brincar livremente. Depois as encaixe e dê a criança. Deixe-a desmontar para
brincar.
·
Dar
caixas de diferentes tamanhos para que a criança as encaixe, empilhe, enfileire
etc.
Educação Sensorial
Objetivo Específico:
·
Estimular
os cinco sentidos.
Sugestões de atividades:
·
Dar
para a criança objetos coloridos para brincar, colocá-los ao alcance da criança,
bem à frente; ela irá pegá-los e brincar.
·
Movimentar
um móbile, chocalho ou outro objeto colorido, próximo à criança, não fazer
barulho e deixar que ela acompanhe com os olhos movimentos do brinquedo.
·
Fazer
a mesma atividade com um objeto que emita som. Fazer o objeto emitir o som e
deixar que a criança procure o objeto, acompanhando com (movimentando) a
cabeça.
·
Cantar
músicas suaves, leves, para o relaxamento antes do dormirem e/ou após brincarem
livremente.
·
Brincar
com a criança durante o banho, deixá-la bater as mãos na água.
·
Procurar
estimular o paladar durante as refeições, observar as reações dela quando beber
um suco, chá, leite, comer fruta etc.
·
Conversar
sempre com a criança e estimulá-la quanto estiver balbuciando.
·
Estimular
brincadeiras com objetos coloridos, brincar de esconde-esconde; dar o brinquedo
à criança, quando ela jogá-lo ao chão, pegá-lo e colocá-lo atrás ou do lado
dela; a criança irá procurá-lo. (objeto permanente).
·
Tocar
um sininho e deixar a criança se movimentar à procura do som.
·
Conversar
sempre com ela, falar sobre o que estão fazendo, estimular a criança a falar.
·
Estimular
as brincadeiras na água (sempre observando todos os cuidados para que seja um
prazer para a criança).
·
Dar
um brinquedo de pano e deixar a criança um tempo, trocá-lo por um de borracha e
depois um de madeira. Apresentar os três brinquedos, deixar manipulá-los e
escolher o de sua preferência para brincar.
·
Disponibilizar
tapetes de sensações para que sejam explorados.
·
Andar
descalço sentindo as diferentes texturas e temperaturas do chão (areia, grama,
cimento etc.)
·
Lavar
as mãos com água fria, morna, gelada.
·
Sentir
texturas lisas, ásperas, macias, duras/ tapetes de texturas.
·
Distinguir
cheiros: bons e ruins.
·
Distinguir
sons dos objetos.
·
Imitar
e distinguir meios de transporte e animais através de sons.
·
Leitura
de gravuras.
·
Jogos:
Senhor caçador, batata quente, Jogo da peça escondida.
·
Caixa
de surpresa ou novidade (trabalhando conceitos, como: cheio/ vazio, pesado/
leve).
·
Músicas
de percepção: “Jipe do padre”, Meu chapéu tem 3 pontas, Escravos de Jó.
·
Cata
vento, Língua do tamanduá (tira de papel presa na testa para a criança soprar),
soprar peninhas, mandar beijos, sorrir, caretas diante do espelho.
Linguagem
Objetivos: Desenvolver a habilidade de expressar
com clareza.
·
Enriquecer
o vocabulário.
·
Trabalhar
a dicção correta das palavras.
·
Desenvolver
a capacidade de ouvir sem interromper (hábitos e atitudes).
·
Desenvolver
a imaginação da criança.
·
Desenvolver
o pensamento lógico.
·
Desenvolver
a noção de sequência lógica.
Sugestão de atividades
·
Hora
da novidade.
·
Hora
da surpresa.
·
Leitura
de gravuras.
·
Hora
de história: - História contada
- História lida
- História com
fantoches
- História
dramatizada
- História de fatos
- História musical
- História de
discos
- Pantomimas
·
Músicas
que trabalhem as dificuldades fonoaudiológicas.
“ A atitude,
os gestos e valores do adulto tendem a ser imitados pela criança pequena.”
·
Apreciação
de filmes da própria turma, representando momentos diversos da rotina, para se
observarem, se avaliarem!
Matemática
Objetivo 1
·
Adquirir
a noção de conservação de quantidades descontínuas ou discretas.
Atividades
·
Trabalhar
com conchas, tampas, fichas, caixas de fósforos, carretéis, palitos de picolé,
etc. (deixar as crianças brincando livremente, depois pegar três fichas e pedir
as crianças que peguem a mesma quantidade. Se a criança colocar maior ou menor
quantidade, não dizer que está errada, apenas perguntar: _ “Você acha que o seu
trem está igual ao meu?”).
·
Trabalhar
com bolinhas de massinha ( _Nós temos a mesma quantidade de massa?).
Depois
perguntar, mudar a forma de uma das massas e questionar novamente.
Objetivo 2
·
Adquirir
o conhecimento físico do objeto.
Atividades
·
EX:
Cor: Azul
Hora da novidade
com a cor.
Dia do
brinquedo preferido azul.
Toda
sexta-feira as crianças deverão sair com algo azul (laço de fita, balão,
gravata etc.)
Massinha
somente azul
Explorar
diferentes cores primárias.
Objetivo 3
·
Adquirir
o conceito de classificação.
Atividades
·
Separar
os objetos, guardando-os nos lugares certos.
·
Separar
os brinquedos por cor, tamanho, forma.
·
Fazer
coleção dentro da sala (cantinho dos bonecos, cantinho dos carrinhos etc.)
Objetivo 4
·
Adquirir
o conceito de seriação.
Atividades
·
Fazer
empilhagem do menor para o maior e vice-versa (utilizando também materiais de
sucata, caixas, copos, tampas etc.)
Fonte: CEI Izza Razzoti
Obrigada pelas sugestões.
ResponderExcluirObrigada pelas sugestões.
ResponderExcluirOtimas sugestões!!!
ResponderExcluirOtimas sugestões!!!
ResponderExcluirmuito bom, amei as idéias
ResponderExcluirmuito bom, amei as idéias
ResponderExcluirÓTIMO!
ResponderExcluiradorei o site.
ResponderExcluiradorei o site.
ResponderExcluirOtimas sugestoes
ResponderExcluirOtimas sugestoes
ResponderExcluirValeu,que Deus continue a dar ti muita sabedoria.
ResponderExcluirObrigada pelas sugestões, gostei muito.
ResponderExcluirPARABÉNS, EXCELENTE PLANEJAMENTO!
ResponderExcluirque delicia de sugestões minhas pesquisas faço no not do meu esposo, sou professora de educação infantil. minha turminha é o berçário 1. Gostei obrigada!
ResponderExcluirexcelente esse conteúdo, vou aplicar em meu berçário zona norte SP, muito bom, parabéns recomendo as dicas aos professores aqui
ResponderExcluirExcelente conteúdo
ResponderExcluirótimo assunto e como abordaram, vou aplicar essas dicas na área de educação infantil zona norte, adoreeei!
ResponderExcluirConograma
ResponderExcluirAdorei as dicas, obrigada
ResponderExcluir