quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Planejamento Berçário I -Anual






CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - BERÇÁRIO ( 0 a 1 ano) – ANUAL



Interação Afetivo Social

Ampliar as relações sociais.
Formação de hábitos de higiene e saúde (socialização).
Higiene corporal; higiene com os objetos de uso pessoal, hábitos sociais; hábitos alimentares / sono e repouso; precauções.

Esquema Corporal

Objetivos específicos:
1- Estimular os movimentos dos membros superiores e inferiores.
2- Fortalecer os músculos.
3- Identificar e nomear partes do corpo.
4- Conhecer o próprio corpo (cabeça, tronco, membros)
5- Criar hábitos de higiene pessoal.

Sugestões de atividades

·         Massagear com movimentos circulares os membros e também a barriguinha  do bebê( sempre bem leve, devagar, com muito carinho e conversando com o bebê).
·         Ginástica: deitar o bebê com a barriguinha para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as perninhas, tentando encostá- las na barriguinha. Fazer os movimentos bem devagar e no máximo 4 vezes. Ainda, com as pernas, fazer movimentos de bicicleta.
     Com os braços, fazer movimentos de dobrar e esticar. Colocar um bichinho de borracha na mão do bebê e o estimular a fazer movimentos de abrir e fechar apertando o bichinho.
·         Rolar em um colchão: da posição dorsal para ventral.
·         Estimular a criança a sentar-se apoiada (ou não) a uma almofada, movimentar um objeto. no alto, estimulando-a a erguer a cabeça e os braços em direção ao objeto.
·         Colocar a criança deitada sobre o abdômen e mostrar (movimentar) um objeto à sua frente, estimulando-a a erguer-se nas mãos ou antebraços, para pegar o objeto.
·         Trabalhar à frente de um espelho: sentar a criança à frente de um espelho e estimular movimentos de levantar os braços , inclinar o corpo.
·         Brincar (imitar) de gatinho , cachorrinho; engatinhar até um objeto de seu interesse.
·         Estimular a criança a ficar de pé e caminhar. Dar a mão a criança e fazer  com que ela se sinta segura.
·         Colocar a criança sentada à sua frente; rolar uma bola para ela e estimulá-la a rolar com as mãos.
·         Estimular a criança a amassar e rasgar papéis diversos.
·         Estimular a criança a acenar com as mãos.
·         Mostrar um objeto interessante e estimular a criança a pegá-lo.
·         Trabalhar à frente do espelho:
Deixar que as crianças se olhem e toquem o próprio corpo (cada parte individualmente e detalhadamente).
     Tocar as partes do corpo do colega.
     Trabalhar o corpo inteiro, não separando as partes,e, partes do corpo.
·         Banho na boneca (trabalhando hábitos de higiene e objetos de uso pessoal: escovar os dentes, pentear os cabelos, cortar as unhas etc.)

·         Banho do jornal.

·         Banho na ducha.

·         Movimentos orientados (rodar a cabeça, abaixá-la, ir para frente e para trás, levantar e abaixar os braços, dar aperto de mão, pular, agachar, levantar, rolar no chão, engatinhar.

·         Jogos recreativos que trabalhem esquema corporal.

Lobo está aí?
Morto vivo.
Mímica em frente ao espelho.
·         Músicas:
Janela, Janelinha, porta, campainha.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Jacaré etc.
·         Apresentar ritmos variados para que as crianças ouçam e se soltem (dancem) livremente. Cantigas de roda em ritmos variados, por exemplo.

Lateralidade / Coordenação motora grossa/ Coordenação motora Fina
Objetivos:
·         Fortalecer os pequenos e grandes músculos,
·         Desenvolver o equilíbrio,
·         Ordenar os movimentos.
Atividades:
·         Bola com as duas mãos.
·         Bola com uma das mãos.
·         Corda.
·         Cobrinha
·         Passar sobre/sob, em cima/ embaixo.
·         Com papel: picar, rasgar em tiras, embolar (usando o material p/colagem ou pintura);
Picar papel para fazer um bolo, depois utilizá-lo para fazer “chuva”.
Massinha, massa de farinha de trigo.
Desenho livre e orientado (Usando as mãos e os dedos, rolinho, carvão, esponja, tec.)
Obs: Usar sempre papéis grandes.
·         Colagem com folhas, papel picado, retalhos de pano.
·         Explorar Bambolê e pneus.
·         Dançar
·         Imitar animais.
·         Subir, descer e saltar obstáculos.
·         Músicas
·         Pintura em espaços amplos com painéis fixados na parede, folhas espalhadas sobre o chão.
·         Jogar balões para o alto etc.
·         Amassar Jornal.


“Até os dois anos de idade, o cérebro atinge 80% do tamanho adulto. Mas ele nunca para de se desenvolver. Nos primeiros três anos de vida, o potencial é enorme. Essa é a fase crucial para estimular as áreas do lobo frontal associadas a linguagem, movimento, cognição social e solução de problemas. Os resultados vão se refletir por toda a vida.”






Orientação Espaço Temporal
Objetivo: Situar movimentos no espaço e no tempo.
Atividades:
·         Brincadeira de “Por e tirar”.
·         Brincar de trenzinho ou cobrinha.
·         Percurso dramatizado (trabalhando lateralidade, coordenação motora grossa).
·         Jogos: Passar anel, Corre cutia, Seu lobo taí?
·         Bola: Colocar a bola perto do colega, longe, no pé.


“Todas as experiências vividas pelos pequenos que forem intencionalmente pensadas pela educadora farão a diferença na construção da valorização e qualidade enquanto crianças cidadãs.”

Desenvolvimento Cognitivo
Objetivo específico:
Desenvolver o pensamento lógico, a inteligência.

Sugestões de atividades:
·         Dar para a criança brinquedos soltos, livres para brincar (no máximo dois), depois fazê-la perceber que você os guardou dentro de uma caixa. Balançar a caixa para que ela perceba o som e entregar a caixa. Observe as reações da criança. Ela irá jogar a caixa? Ou simplesmente ignorar a caixa?
·         Dar para a criança um brinquedo, deixá-la brincar com ele por um tempo. Depois, coloque um pano cobrindo-o; observe as reações da criança e deixe-a continuar a brincadeira.
·         Mostrar para a criança um brinquedo que emita som, balance-o e deixe-a brincar com ele; depois coloque-o dentro de uma caixinha. Balance-a fazendo com que ela imite o som.
Observar as reações da criança.
·         Dar para a criança brinquedos de encaixe como barriquinhas desmontadas, deixá-la brincar livremente. Depois as encaixe e dê a criança. Deixe-a desmontar para brincar.
·         Dar caixas de diferentes tamanhos para que a criança as encaixe, empilhe, enfileire etc.

Educação Sensorial
Objetivo Específico:
·         Estimular os cinco sentidos.

Sugestões de atividades:
·         Dar para a criança objetos coloridos para brincar, colocá-los ao alcance da criança, bem à frente; ela irá pegá-los e brincar.
·         Movimentar um móbile, chocalho ou outro objeto colorido, próximo à criança, não fazer barulho e deixar que ela acompanhe com os olhos movimentos do brinquedo.
·         Fazer a mesma atividade com um objeto que emita som. Fazer o objeto emitir o som e deixar que a criança procure o objeto, acompanhando com (movimentando) a cabeça.
·         Cantar músicas suaves, leves, para o relaxamento antes do dormirem e/ou após brincarem livremente.
·         Brincar com a criança durante o banho, deixá-la bater as mãos na água.
·         Procurar estimular o paladar durante as refeições, observar as reações dela quando beber um suco, chá, leite, comer fruta etc.
·         Conversar sempre com a criança e estimulá-la quanto estiver balbuciando.
·         Estimular brincadeiras com objetos coloridos, brincar de esconde-esconde; dar o brinquedo à criança, quando ela jogá-lo ao chão, pegá-lo e colocá-lo atrás ou do lado dela; a criança irá procurá-lo. (objeto permanente).
·         Tocar um sininho e deixar a criança se movimentar à procura do som.
·         Conversar sempre com ela, falar sobre o que estão fazendo, estimular a criança a falar.

·         Estimular as brincadeiras na água (sempre observando todos os cuidados para que seja um prazer para a criança).

·         Dar um brinquedo de pano e deixar a criança um tempo, trocá-lo por um de borracha e depois um de madeira. Apresentar os três brinquedos, deixar manipulá-los e escolher o de sua preferência para brincar.

·         Disponibilizar tapetes de sensações para que sejam explorados.

·         Andar descalço sentindo as diferentes texturas e temperaturas do chão (areia, grama, cimento etc.)

·         Lavar as mãos com água fria, morna, gelada.

·         Sentir texturas lisas, ásperas, macias, duras/ tapetes de texturas.

·         Distinguir cheiros: bons e ruins.

·         Distinguir sons dos objetos.

·         Imitar e distinguir meios de transporte e animais através de sons.

·         Leitura de gravuras.

·         Jogos: Senhor caçador, batata quente, Jogo da peça escondida.

·         Caixa de surpresa ou novidade (trabalhando conceitos, como: cheio/ vazio, pesado/ leve).

·         Músicas de percepção: “Jipe do padre”, Meu chapéu tem 3 pontas, Escravos de Jó.

·         Cata vento, Língua do tamanduá (tira de papel presa na testa para a criança soprar), soprar peninhas, mandar beijos, sorrir, caretas diante do espelho.

Linguagem
Objetivos: Desenvolver a habilidade de expressar com clareza.
·         Enriquecer o vocabulário.
·         Trabalhar a dicção correta das palavras.
·         Desenvolver a capacidade de ouvir sem interromper (hábitos e atitudes).
·         Desenvolver a imaginação da criança.
·         Desenvolver o pensamento lógico.
·         Desenvolver a noção de sequência lógica.
Sugestão de atividades
·         Hora da novidade.
·         Hora da surpresa.
·         Leitura de gravuras.
·         Hora de história: - História contada
                            - História lida
                            - História com fantoches
                            - História dramatizada
                            - História de fatos
                            - História musical
                            - História de discos
                            - Pantomimas
·         Músicas que trabalhem as dificuldades fonoaudiológicas.
“ A atitude, os gestos e valores do adulto tendem a ser imitados pela criança pequena.”

·         Apreciação de filmes da própria turma, representando momentos diversos da rotina, para se observarem, se avaliarem!

Matemática
Objetivo 1
·         Adquirir a noção de conservação de quantidades descontínuas ou discretas.
Atividades
·         Trabalhar com conchas, tampas, fichas, caixas de fósforos, carretéis, palitos de picolé, etc. (deixar as crianças brincando livremente, depois pegar três fichas e pedir as crianças que peguem a mesma quantidade. Se a criança colocar maior ou menor quantidade, não dizer que está errada, apenas perguntar: _ “Você acha que o seu trem está igual ao meu?”).
·         Trabalhar com bolinhas de massinha ( _Nós temos a mesma quantidade de massa?).
Depois perguntar, mudar a forma de uma das massas e questionar novamente.

Objetivo 2
·         Adquirir o conhecimento físico do objeto.
Atividades
·         EX: Cor: Azul
Hora da novidade com a cor.
Dia do brinquedo preferido azul.
Toda sexta-feira as crianças deverão sair com algo azul (laço de fita, balão, gravata etc.)
Massinha somente azul
Explorar diferentes cores primárias.

Objetivo 3
·         Adquirir o conceito de classificação.
Atividades
·         Separar os objetos, guardando-os nos lugares certos.
·         Separar os brinquedos por cor, tamanho, forma.
·         Fazer coleção dentro da sala (cantinho dos bonecos, cantinho dos carrinhos etc.)

Objetivo 4
·         Adquirir o conceito de seriação.
Atividades
·         Fazer empilhagem do menor para o maior e vice-versa (utilizando também materiais de sucata, caixas, copos, tampas etc.)



Fonte: CEI Izza Razzoti

14 comentários:

Comentários
Comente também!