Descobrir o momento ideal para tirar as fraldas do bebê é definitivamente um dilema na vida dos pais. Como fazer isso da maneira correta, qual a hora correta, são as principais dúvidas nos consultórios pediátricos. A paciência e a perseverança são os principais passos para se alcançar esse sucesso, segundo os médicos.
De 2 a 2 anos e meio de idade costuma ser o período indicado para se tirar as fraldas do bebê, pois nesta fase eles apresentam controle neurológico e motor, um vocabulário mais amplo, sendo capazes de pedir o que querem e entender o que lhe dizem, explica a Pediatra Anna Julia Sapienza, do Hospital Infantil Sabará.
É necessário calma para que o bebê não fique com medo ou estressado, para se realizar um treinamento bem-sucedido. Começar o aprendizado antes da hora adequada pode resultar problemas e até incapacidade de controle das fezes e urina.
Se seu bebê se incomoda com as fraldas e avisa que elas estão sujas ou molhadas, chegou a hora de aprender a usar o vaso sanitário ou o urinol. Essa é uma ótima dica para saber o momento ideal para se livrar das fraldas. Se a criança frequenta a creche ou a escola, é muito importante que avise a professora sobre essa mudança.
É importante saber que será muito mais fácil retirar a fralda durante o dia e só quando as crianças já estiverem acostumadas, em média seis meses, segundo os pediatras, é que os pais devem retirar as fraldas também durante a noite.
10 Dicas importantes sobre a retirada das fraldas...
1. Converse com a criança sobre o assunto, se fizer xixi ou cocô na roupa. Diga para ela que está errado, porém não brigue;
2. Mostre o penico ou vaso infantil para ela e deixe que ela conheça esse objeto;
4. As crianças costumar dar sinais de que estão com vontade de fazer xixi ou cocô. Sendo assim, fique atenta para perceber e coloque-as no penico ou suporte acoplado ao vaso sanitário;
5. Deixe que ela veja os pais e outras crianças no banheiro, pois isso ajudará ela a associar melhor os fatos;
6. O ideal é que a criança fique posicionada em um ângulo de 90º, o que facilita o esvaziamento da bexiga e fezes;
7. Estimule a criança a falar sempre que está com vontade de fazer suas necessidades, dessa forma fica mais fácil saber quando ela irá fazer para colocá-la no penico ou vaso;
8. Para estimular a evacuação existe no mercado aparelhos colorido que emitem som, podendo auxiliar nesse processo de retirada das fraldas;
9. Deixe revistas, gibis e livros ao lado do penico ou vaso sanitário para chamar a atenção da criança;
10. No momento de retirar a fralda noturna, pergunte a criança “Vamos tentar acordar com a fralda seca?”. Se ela não conseguir, não brigue e continue tentando.
Fonte: http://saudeinfantil.blog.br/2011/03/dicas-de-como-tirar-as-fraldas-do-bebe/
Nenhum comentário:
Postar um comentário