MOVIMENTO
|
|
Nº
|
EXPECTATIVAS
|
1
|
Explorar os diferentes desafios oferecidos pelo
espaço por meio de movimentos coordenados básicos.
|
2
|
Explorar e orientar-se corporalmente com relação a: em
frente, atrás, no alto, em cima, etc.
|
3
|
Usar os movimentos básicos de pegar, lançar,
encaixar, empilhar, etc.
|
4
|
Ter presteza e autonomia na manipulação e exploração
de diferentes objetos.
|
5
|
Apropriar-se da própria imagem corporal.
|
6
|
Discriminar e nomear partes do próprio corpo e do
outro.
|
7
|
Controlar gradualmente o próprio movimento, ajustando
suas habilidades às diferentes situações das quais participa.
|
8
|
Conhecer as potencialidades e limites do próprio
corpo.
|
9
|
Desenvolver uma atitude positiva com relação a seu
corpo e a do outro, assim como prazer ao movimentar-se.
|
10
|
Ampliar a consciência corporal em posturas e em
movimentos.
|
11
|
Nomear as características e funções das diferentes
partes do corpo e do outro.
|
12
|
Expressar pelo movimento a interação com diferentes
parceiros usando gestos, expressões faciais e movimentos corporais, de modo a
comunicar-se intencionalmente.
|
13
|
Assumir determinadas posturas corporais.
|
14
|
Participar de danças de diferentes gêneros e
outras expressões da cultura corporal.
|
15
|
Dançar ao som de músicas de diferentes gêneros,
imitando e coordenando movimentos.
|
16
|
Apreciar apresentações de danças de diferentes
gêneros e outras expressões da cultura corporal.
|
17
|
Explorar as possibilidades de se expressar, se
comunicar, interagir intencionalmente com diferentes parceiros pelo
movimento.
|
18
|
Criar e reproduzir coreografias individualmente e em
grupo.
|
19
|
Descrever de que forma será feito um movimento.
|
20
|
Criar um sistema de registro para movimentos, utilizando-o
na realização de sequências de movimentos.
|
21
|
Avaliar e interpretar apresentações de dança de
diferentes gêneros e
outras expressões da cultura corporal, de adultos
amadores e profissionais.
|
22
|
Criar brincadeiras corporais a partir de repertório
aprendido.
|
23
|
Resolver problemas ocorridos em um jogo discutindo
regras
|
24
|
Improvisar situações e personagens usando bonecos,
brinquedos e objetos.
|
Fonte: Grupo Amo Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário