segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Expectativas Berçário I e II



Fonte: Grupo Amo Educação Infantil.


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
1
Distinguir a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas
2
Acompanhar verbalmente contos de repetição a partir das narrações do professor.
3
Narrar trechos de histórias utilizando recursos expressivos próprios.
4
Acompanhar a cantoria de parlendas, cantigas ou brincadeiras cantadas.
5
Expressar-se corporalmente, emitindo sonorizações, vocalizando com o apoio do professor.
6
Reconhecer e recitar parlendas e outros textos.
7
Organizar seus balbucios em expressões que podem ser compreendidas por qualquer falante de sua língua.                                                                                                               
8
Participar de situações coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa.
9
Expressar-se oralmente com ajuda do professor.
10
Expressar seus desejos, sentimentos por meio de gestos e balbucios.
CONHECIMENTO MATEMÁTICO
1
Envolver os números em diferentes usos e funções.
2
Participar de experiências em que o número tenha a função de memória de quantidade.
3
Comparar quantidades com a ajuda do professor.
4
Reconhecer o espaço e sua representação a partir de diferentes pontos de referência.
5
Recitar a série numérica oralmente.
6
Noções de direção e posição, brincadeiras com o corpo.
7
Aprender a deslocar-se ou deslocar objetos no espaço.
8
Procurar objetos ou pessoas escondidas em diferentes lugares.
9
Manipular objetos de diferentes formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá - los com maior intencionalidade.
10
Manipular objetos variados de várias maneiras.
NATUREZA E SOCIEDADE
1
Explorar texturas e algumas propriedades simples dos materiais como, por exemplo, a temperatura e consistência.
2
Iniciar pequenas explorações com alimentos, objetos e cheiros que ampliam suas experiências com sensações visuais, auditivas, gustativas e olfativas.
3
Observar reações de causa e efeito quando estimulada a agir sobre objetos. 
4
Reconhecer a si pelo próprio nome, assim como seus pais e amigos e os diferentes adultos com quem tem contato direto na escola.
LINGUAGEM MUSICAL
1
Perceber os sons do ambiente e reagir a sons e músicas.
2
Reconhecer suas músicas preferidas acompanhando- as por meio de movimento corporal.
3
Produzir sons batendo, sacudindo, chacoalhando objetos sonoros e instrumentos musicais diversos, usando o próprio corpo e a voz.
4
Explorar as qualidades sonoras de objetos e instrumentos musicais diversos, mesmo sem reconhecê-las convencionalmente.
5
Explorar as possibilidades expressivas da própria voz.
MOVIMENTO
1
Imitar os gestos, movimentos e expressões das outras crianças, adultos ou personagens de histórias diversas que forem lidas, contadas ou dramatizadas pelo professor.
2
Utilizar recursos expressivos da voz( entonações) e da expressão corporal.
3
Vestir fantasias, adereços e máscaras, usar algum tipo de maquiagem e brincar de ser coisas diferentes, utilizando elementos da linguagem teatral.
4
Apreciar o teatro de bonecos e fantoches, teatro feito com sombras e as manifestações teatrais com animação de objetos.
5
Explorar com progressiva autonomia, presteza e confiança os diferentes desafios oferecidos pelo espaço para além do berço .
6
Manipular e explorar diferentes objetos, utilizando-se dos  movimentos básicos tais como: pegar, largar, etc.
7
Explorar desafios maiores oferecidos por meio de movimentos coordenados rudimentares e básicos.
8
Explorar e manipular objetos de diferentes características (formas, pesos, texturas, tamanhos, etc.).
9
Familiarizar-se com a própria imagem corporal.
10
Reagir às sensações e percepções.
11
Imitar diferentes expressões faciais.
12
Participar de brincadeiras e danças.
13
Movimentar-se ritmicamente ao som de músicas de diferentes gêneros.
14
Interagir com um número diversificado de parceiros.
15
Imitar posturas corporais, gestos e falas dos parceiros, reproduzindo-os em outras situações.
ARTES VISUAIS
1
Observar outras crianças desenhando e marcar suportes com suas garatujas básicas.
2
Utilizar diferentes ferramentas, suportes e materiais em diferentes posições espaciais e corporais para desenhar.
3
Explorar diversas possibilidades de traçar garatujas.
4
Observar as transformações das cores nas misturas de composições não tóxicas, mais especificamente sucos, mingaus, gelatinas, etc.
5
Experimentar e articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc.
6
Usar diferentes materiais e ferramentas na exploração de objetos e fenômenos que envolvam a ocorrência das cores.
7
Explorar massas de cor e alterar sua aparência ou sensação tátil.
8
Observar e explorar os ambientes internos e externos de seu entorno onde podem ter acesso a diferentes manifestações no campo visual.
9
Reconhecer sua marca gráfica entre as produções de outras crianças.
IDENTIDADE E AUTONOMIA ( Formação Pessoal e Social )
1
Comunica-se e expressa seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
2
Reconhece progressivamente o seu corpo e as diferentes sensações e ritmos que produz.
3
Identifica as pessoas com as quais convivem em seu cotidiano em situações de interação.
4
Tem iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário.
5
Realiza pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência.
6
Interessa-se pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos, escolhendo espaços para brincar.
7
Participa de brincadeiras de esconder e achar e em brincadeiras de imitação.
8
Participa com interesse em situações que envolvam relação do outro.
9
Respeita as regras simples de convívio social.
10
Interessa-se em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.
11
Participa na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação e solidariedade.
12
Expressa e manifesta desconforto relativo a presença de urina e fezes nas fraldas.
13
Interessa-se em desprender-se das fraldas e utilizar o penico e o vaso sanitário.
14
Utiliza de forma adequada o sanitário.
15
Percebem que agressões podem provocar danos ou dor em outra criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários
Comente também!