Fonte: Grupo Amo Educação Infantil.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
|
1
|
Distinguir
a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em
situações cotidianas
|
2
|
Acompanhar
verbalmente contos de repetição a partir das narrações do professor.
|
3
|
Narrar
trechos de histórias utilizando recursos expressivos próprios.
|
4
|
Acompanhar
a cantoria de parlendas, cantigas ou brincadeiras cantadas.
|
5
|
Expressar-se
corporalmente, emitindo sonorizações, vocalizando com o apoio do professor.
|
6
|
Reconhecer
e recitar parlendas e outros textos.
|
7
|
Organizar
seus balbucios em expressões que podem ser compreendidas por qualquer falante
de sua língua.
|
8
|
Participar
de situações coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de
conversa.
|
9
|
Expressar-se
oralmente com ajuda do professor.
|
10
|
Expressar
seus desejos, sentimentos por meio de gestos e balbucios.
|
CONHECIMENTO MATEMÁTICO
|
|
1
|
Envolver
os números em diferentes usos e funções.
|
2
|
Participar
de experiências em que o número tenha a função de memória de quantidade.
|
3
|
Comparar
quantidades com a ajuda do professor.
|
4
|
Reconhecer
o espaço e sua representação a partir de diferentes pontos de referência.
|
5
|
Recitar
a série numérica oralmente.
|
6
|
Noções
de direção e posição, brincadeiras com o corpo.
|
7
|
Aprender
a deslocar-se ou deslocar objetos no espaço.
|
8
|
Procurar
objetos ou pessoas escondidas em diferentes lugares.
|
9
|
Manipular
objetos de diferentes formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades
para explorá - los com maior intencionalidade.
|
10
|
Manipular
objetos variados de várias maneiras.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
|
1
|
Explorar
texturas e algumas propriedades simples dos materiais como, por exemplo, a
temperatura e consistência.
|
2
|
Iniciar
pequenas explorações com alimentos, objetos e cheiros que ampliam suas
experiências com sensações visuais, auditivas, gustativas e olfativas.
|
3
|
Observar
reações de causa e efeito quando estimulada a agir sobre objetos.
|
4
|
Reconhecer
a si pelo próprio nome, assim como seus pais e amigos e os diferentes adultos
com quem tem contato direto na escola.
|
LINGUAGEM MUSICAL
|
|
1
|
Perceber
os sons do ambiente e reagir a sons e músicas.
|
2
|
Reconhecer
suas músicas preferidas acompanhando- as por meio de movimento corporal.
|
3
|
Produzir
sons batendo, sacudindo, chacoalhando objetos sonoros e instrumentos musicais
diversos, usando o próprio corpo e a voz.
|
4
|
Explorar
as qualidades sonoras de objetos e instrumentos musicais diversos, mesmo sem
reconhecê-las convencionalmente.
|
5
|
Explorar
as possibilidades expressivas da própria voz.
|
MOVIMENTO
|
|
1
|
Imitar
os gestos, movimentos e expressões das outras crianças, adultos ou
personagens de histórias diversas que forem lidas, contadas ou dramatizadas
pelo professor.
|
2
|
Utilizar
recursos expressivos da voz( entonações) e da expressão corporal.
|
3
|
Vestir
fantasias, adereços e máscaras, usar algum tipo de maquiagem e brincar de ser
coisas diferentes, utilizando elementos da linguagem teatral.
|
4
|
Apreciar
o teatro de bonecos e fantoches, teatro feito com sombras e as manifestações
teatrais com animação de objetos.
|
5
|
Explorar
com progressiva autonomia, presteza e confiança os diferentes desafios
oferecidos pelo espaço para além do berço .
|
6
|
Manipular
e explorar diferentes objetos, utilizando-se dos movimentos básicos tais como: pegar,
largar, etc.
|
7
|
Explorar
desafios maiores oferecidos por meio de movimentos coordenados rudimentares e
básicos.
|
8
|
Explorar
e manipular objetos de diferentes características (formas, pesos, texturas,
tamanhos, etc.).
|
9
|
Familiarizar-se
com a própria imagem corporal.
|
10
|
Reagir
às sensações e percepções.
|
11
|
Imitar
diferentes expressões faciais.
|
12
|
Participar
de brincadeiras e danças.
|
13
|
Movimentar-se
ritmicamente ao som de músicas de diferentes gêneros.
|
14
|
Interagir
com um número diversificado de parceiros.
|
15
|
Imitar
posturas corporais, gestos e falas dos parceiros, reproduzindo-os em outras
situações.
|
ARTES VISUAIS
|
|
1
|
Observar outras
crianças desenhando e marcar suportes com suas garatujas básicas.
|
2
|
Utilizar diferentes
ferramentas, suportes e materiais em diferentes posições espaciais e
corporais para desenhar.
|
3
|
Explorar diversas
possibilidades de traçar garatujas.
|
4
|
Observar as
transformações das cores nas misturas de composições não tóxicas, mais
especificamente sucos, mingaus, gelatinas, etc.
|
5
|
Experimentar e
articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e
nos meios artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc.
|
6
|
Usar diferentes
materiais e ferramentas na exploração de objetos e fenômenos que envolvam a
ocorrência das cores.
|
7
|
Explorar massas de
cor e alterar sua aparência ou sensação tátil.
|
8
|
Observar e explorar
os ambientes internos e externos de seu entorno onde podem ter acesso a
diferentes manifestações no campo visual.
|
9
|
Reconhecer sua marca
gráfica entre as produções de outras crianças.
|
IDENTIDADE E AUTONOMIA
( Formação Pessoal e Social )
|
|
1
|
Comunica-se e
expressa seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em
brincadeiras e nas atividades cotidianas.
|
2
|
Reconhece
progressivamente o seu corpo e as diferentes sensações e ritmos que produz.
|
3
|
Identifica as
pessoas com as quais convivem em seu cotidiano em situações de interação.
|
4
|
Tem iniciativa para
pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário.
|
5
|
Realiza pequenas
ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência.
|
6
|
Interessa-se
pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos, escolhendo
espaços para brincar.
|
7
|
Participa de
brincadeiras de esconder e achar e em brincadeiras de imitação.
|
8
|
Participa com
interesse em situações que envolvam relação do outro.
|
9
|
Respeita
as regras simples de convívio social.
|
10
|
Interessa-se em
experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.
|
11
|
Participa na
realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação
e solidariedade.
|
12
|
Expressa
e manifesta desconforto relativo a presença de urina e fezes nas fraldas.
|
13
|
Interessa-se em
desprender-se das fraldas e utilizar o penico e o vaso sanitário.
|
14
|
Utiliza de forma
adequada o sanitário.
|
15
|
Percebem
que agressões podem provocar danos ou dor em outra criança.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário