São necessárias habilidades distintas para brincar em diferentes tipos de espaços. Há alguns espaços mais adequados que outros para certos estágios do desenvolvimento da criança. Há quatro tipos básicos de espaços para brincar:
1) Um espaço amplo, livre para brincar. Exemplo uma quadra, um gramado ou um ambiente sem nenhum objeto.
2) Um espaço amplo, com objeto móvel. Exemplo: um gramado ou uma sala, com uma bola grande, um animal ou uma criança.
3) Um espaço com muitos móveis e muitos objetos. Exemplo: um quarto cheio de móveis e brinquedos ou um parquinho cheio de equipamentos para brincar.
4) Um espaço com muitas pessoas se movimentando. Exemplo: um quarto ou uma sala de aula cheia de crianças brincando.
A criança fica livre para concentrar-se em seu próprio corpo e no controle de seus movimentos. Ela aprende a ficar consciente dos movimentos que ocorrem a sua volta, para evitar levar “trombada”. Cada um dos espaços citados faz diferentes exigências das habilidades físicas da criança.
É claro que o mesmo espaço físico pode transformar-se rapidamente de um para o outro tipo de espaço.
Para desenvolver habilidades da criança:
Para proporcionar à criança oportunidades divertida para que se desenvolva sua habilidade física, devemos considerar quatro aspectos:
- Tipo de espaço disponível para ela brincar;- Tipo de objeto disponível- Se ela está preparada para compartilhar brincadeiras e brinquedos com outras crianças;- E, acima de tudo, não força-la a fazer aquilo de que não gosta.
A disponibilidade da criança em brincar junto com outras decorre de um desenvolvimento longo e lento que, aos três anos de idade, está apenas começando. É necessário, porém, prestar atenção no espaço que a criança tem para brincar, seja em sua casa, na escola ou em qualquer outro lugar.
BRINQUE!
ADAPTE UM ESPAÇO
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