quinta-feira, 15 de março de 2012

Atividades Dia da Escola.

 



Atividade para o dia da escola


Esta data é uma ótima oportunidade para resgatar com os alunos a história daescola em que estudam.
Verifiquem se há um símbolo, um hino, um patrono, o motivo de ter recebido o nome que tem etc.

Dia da Escola

Projeto:

O que eu mais gosto em minha escola


•Em roda de conversa explorar oralmente o texto Minha escola é legal (Caixa de idéias), fazendo perguntas e ouvindo os alunos sobre as atividades que realizam na escola.

•Pedir que os alunos registrem, desenhando, pintando ou colando imagens sobre o que cada um mais gosta de fazer na escola.

•Organizar uma exposição em classe com todos os desenhos, trazendo os títulos escritos em letra bastão: BRINCAR - PINTAR - OUVIR HISTÓRIAS etc.



MINHA ESCOLA É ASSIM



•Ainda em roda de conversa, perguntar sobre o cotidiano escolar e ouvir os alunos sobre as atividades que realizam na escola. Perguntar se eles conhecem a história da escola em que estudam, seu nome, o de seus diretores, sua localização, quais as turmas que mantém, os profissionais que trabalham na escola e suas dependências.

•Passear pela escola com a turma, visitando suas dependências, nomeando-as e explicando que atividades se fazem em cada uma delas. Mostrar e nomear oralmente o mobiliário e os diferentes objetos que existem em cada lugar.

•Em sala de aula, motivá-los para a atividade que virá. Separar os alunos em grupos de interesse (TURMA DO PÁTIO, TURMA DA CANTINA etc.), nomeando-os com um crachá.

•Entregar a cada turma a metade de uma cartolina, canetas coloridas ou lápis cera e pedir que façam um desenho coletivo das atividades realizadas na dependência escolhida e de seu mobiliário (por exemplo: se o grupo escolheu biblioteca, provavelmente representará algumas crianças lendo livros, fazendo teatrinho, e o ambiente terá estantes, almofadas, livros, etc). O professor poderá registrar no quadro as atividades e o mobiliário citado pelos alunos, por exemplo:


TURMA DA BIBLIOTECA 

TURMA DA CANTINA

LER LIVROS E REVISTAS 

LANCHAR

ESTUDAR COMPRAR DOCES

ESTANTES DOCES E BALAS

CADEIRAS SALGADINHOS

LIVROS E REVISTAS REFRIGERANTES


•Informar às turmas que, com o auxílio do professor, irão montar uma maquete

que reproduza, ainda que precariamente, a dependência da escola escolhida. Sugerir que usem o desenho coletivo como fonte de idéias. Oferecer materiais como sucatas variadas, cartolinas, cola, caixas de fósforos vazias, tesoura, revistas e folhas de papel colorido e com diferentes texturas. Auxiliar os alunos a reproduzir o mobiliário, decorar os locais e a registrar seus nomes no trabalho.


•Utilizar etiquetas e palitos de sorvete para simular placas de sinalização: PÁTIO - SALA DE LEITURA - CANTINA - SECRETARIA - DIRETORIA, etc.


•Montar uma exposição e fazer convites às demais turmas para visitação.


Sugestões gerais para a exploração do texto nos diferentes níveis:

• O que você faz na sua escola?

• O que você mais gosta de fazer na sua escola?

• Que outras coisas você pode fazer na escola?

• Que brincadeiras são citadas no poema?

• O que você aprende na escola?


texto: 

MINHA ESCOLA É MAIS LEGAL

Flávia Muniz
A escola em que eu estudo
É um lugar muito feliz.
Todo dia, vamos juntos,
Eu, a Cida e o Luis.

No caminho vou pensando
Já na hora de brincar.
Pega-pega, futebol,
No recreio vou jogar.

Com a minha professora,
Aprendo a ler a contar.
Brinco de faz-de-conta
Sei escrever e pintar.

Quando toca o sinal,
Faço fila e vou em frente.
A melhor lição da escola,
Fica no coração da gente!

Fonte:http://wata-eh-legal.blogspot.com/2008/02/educao-infantil-15-de-maro-dia-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Comentários
Comente também!