Objetivos
1)
Conhecer os mecanismos lingüísticos para a formação do aumentativo e
diminutivo;
2) Reconhecer o emprego adequado de aumentativos e
diminutivos nas diferentes situações de uso da língua;
3) Conhecer os significados afetivos na utilização
do aumentativo ou diminutivo.
Comentário
Grau dos
Substantivos é um tópico clássico no ensino fundamental, e pode abranger graus
variados de complexidade, de acordo com o nível de ensino em que é trabalhado.
De modo geral, é assunto bem recebido pelos alunos.
Material
Os textos
Grau dos substantivos: Aumentativo - Quadro traz síntese do conceito e exemplos
incomuns e Grau dos substantivos: Diminutivo - Quadro explica o
conceito e traz exemplos inusuais podem servir de introdução ao tema.
Estratégias
1)
Inicialmente, proponha a seus alunos a leitura dos textos indicados no item
anterior;
2) Depois da leitura, será feita uma gincana de
aumentativos e diminutivos entre os alunos, com a contagem de pontos entre as
equipes. Cada resposta correta valerá 1 ponto;
3) Criar um texto maluco usando dez aumentativos e
outro usando dez diminutivos. Serão o Textão e o Textinho;
4) Voluntariamente, os alunos poderão ler seus
textos em voz alta para a classe ou pedir para que o professor o leia;
Atividades
1) Uma
vez estabelecidos os pressupostos teóricos a respeito do grau dos substantivos,
a critério de professor podem ser desenvolvidas diversas atividades para
fixação do conteúdo;
2) Pode ser realizado um debate sobre o uso do grau
dos substantivos, relacionando-o com os gêneros textuais. Pode-se discutir a
propriedade do uso de aumentativos ou diminutivos num texto jornalístico ou
científico, por exemplo. É interessante que os alunos contribuam livremente com
exemplos e opiniões, para enriquecer a discussão.
Sugestões
As
propostas do Textão e Textinho podem servir como aquecimento para uma aula mais
detalhada sobre graus do substantivo, que explique o grau analítico e sintético
e o modo comum de a língua produzir seus aumentativos e diminutivos.
Os alunos também podem pesquisar e anotar em uma
caderneta todos os aumentativos e diminutivos ouvidos durante os dias que
antecedem a aula, discutindo posteriormente o uso, o contexto e o valor
expressivo desses vocábulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário