terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Plano de aula: Cuidados com o lixo


 
                                                                   Objetivo
Resultado de imagem para cuidados com o lixo
- Entender os problemas causados pelo excesso de consumo.


Conteúdos
- Problemas
ambientais decorrentes da produção de materiais. - Composição e destino de resíduos sólidos.

Anos
3º ao 5º.

Tempo estimado                                                        
Sete aulas.

Material necessário
Cópias da planta baixa de uma casa ou apartamento, reportagens “Um Oceano de Plástico” e “Sopão de Plástico”, vídeo
Preserve Seu Planeta, globo terrestre e material para pesquisa (sites da internet, livros, revistas etc.) sobre produção de resíduos, consumo desenfreado e poluição ambiental.

Flexibilização
Para trabalhar com um aluno com deficiência auditiva (que faz leitura orofacial e não está alfabetizado), na 1ª etapa, posicione-o em um lugar de onde ele veja bem o professor e todos os
colegas. Recorra à vontade aos estímulos visuais (gesticulação, apresentação de imagens etc.). E priorize sua participação em momentos de produção como a confecção dos cartazes.
Na terceira etapa, o aluno pode fazer a pesquisa requisitada junto ao AEE,
selecionando imagens pertinentes ao tema para apresentá-las à turma.
Na quarta etapa, peça que o aluno com deficiência faça o registro por meio de desenho.


Resultado de imagem para cuidados com o lixo


Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente a planta baixa de uma casa ou apartamento para a turma (você pode recorrer a panfletos distribuídos por imobiliárias). Organize os alunos em equipes de quatro integrantes e solicite que analisem a imagem, listando os bens de consumo que normalmente estão presentes em cada cômodo, conforme a tabela abaixo.
 
Cômodo
Materiais
Destino após uso
Quantidade descartada todos os dias
Total de materiais descartados todos os dias
A intenção é levar a garotada a pensar sobre a quantidade de produtos que uma família consome. Peça que os alunos imaginem que destino é dado a esses produtos e a tudo mais que costumamos jogar no lixo todos os dias. E informe que, durante uma semana, eles farão um trabalho em casa: contar a quantidade de embalagens descartadas nesse período (os dados obtidos devem ser anotados na tabela). Após o levantamento, diga para somarem os números apurados individualmente, chamando a atenção da classe para o fato de que esse total é influenciado por muitas variáveis, como o número de pessoas na casa, os hábitos de consumo e o poder aquisitivo da família, entre outras. Em seguida, solicite que os estudantes discutam dentro de suas equipes quais podem ser os problemas provocados pelo acúmulo dos materiais descartados. Quais seriam as consequências desse acúmulo para o meio ambiente? Ajude-os a organizar as respostas em cartazes e fixá-los em um lugar bem visível na sala, como forma de socializar as informações. Esses cartazes podem estar agrupados por ambiente impactado (urbano, rural, manguezal, ambiente aquático etc.). Exemplo: entre as consequências para o ambiente urbano, espera-se que as crianças citem sujeira espalhada pela rua, entupimento de bueiros e enchentes, entre outras.
 
                                                                                                              
Resultado de imagem para cuidados com o lixo
2ª etapa
Apresente a reportagem “Um Oceano de Plástico”, que trata do acúmulo de resíduos plásticos em uma área remota do Oceano Pacífico. Depois de assistir ao vídeo, questione se os resíduos sólidos que aparecem na matéria estão incluídos na lista de materiais que descartamos todos os dias. Em seguida, peça que os alunos localizem no globo terrestre a região discutida e pergunte de quem é a responsabilidade pelo acúmulo de sujeira naquele local tão distante. Registre as respostas no quadro. Agora, exiba o trecho do vídeo Preserve Seu Planeta que vai de 3min10 a 3min50 para que os alunos identifiquem o caminho percorrido pelo lixo no oceano. Ao final da exibição, pergunte: “Vocês acham que parte da responsabilidade por essa situação é nossa, ainda que estejamos tão longe daquele local?”.

3ª etapa
Distribua os quatro últimos parágrafos da reportagem “Sopão de Plástico” (lembre-se de informar que polímeros plásticos são o resultado de parte da decomposição de plásticos e que disruptoras endócrinas são substâncias nocivas à saúde). Terminada a leitura, certifique-se de que os alunos entenderam qual é sua parcela de responsabilidade pela degradação ambiental, mesmo estando a quilômetros e quilômetros de distância do ambiente degradado.

4ª etapa
Dê início a esta etapa explicando aos alunos que os problemas ambientais não são causados apenas pelo descarte de materiais. Eles também são provocados pela fabricação desses mesmos materiais. Em seguida, divida a turma em oito grupos e peça que quatro deles façam uma pesquisa sobre a poluição provocada pela fabricação de papel, aço, vidro e plástico (um tema para cada grupo). Às outras equipes, solicite que pesquisem causas da poluição do ar, formas de reduzir o consumo de água, explicações para a poluição da água e como evitar a destruição de hábitats (de novo, um tema por equipe). Por fim, diga para compartilharem as informações apuradas e torne a exibir o vídeo Preserve Seu Planeta, agora inteiro.



Resultado de imagem para cuidados com o lixo

Avaliação
Apresente a seguinte questão: uma sonda será lançada ao espaço e levará informações sobre a Terra. Você ficou responsável por escrever uma carta sobre os problemas causados pelo consumo exagerado de bens e suas possíveis soluções.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Youtube
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários
Comente também!